Foto: Lucas Uebel/Grêmio
O Grêmio conseguiu o retorno para a Série A e não é segredo para ninguém que o clube pretende fazer uma profunda reformulação no elenco para 2023. Com isso, a torcida já espera uma forte movimentação nos bastidores para uma série de chegadas e saídas do clube. Confira agora como será a situação do Grêmio para 2023.
Tu Viu?
Grêmio pode terminar 2022 com até R$80 milhões de prejuízo
Suárez fala sobre proposta para jogar no Grêmio e agradece clube pelo carinho
Quem chega:
– Pepê: formado no Flamengo, o volante estava no Cuiabá e chega a pedido de Renato. Com 24 anos, assinou por 3 anos com o Grêmio.
– Reinaldo: com o contrato encerrado com o São Paulo, o lateral de 33 anos fechou até o final de 2024.
– Everton Galdino: destaque da Série B 2022 pela equipe da Tombense, o atcante marcou 7 gols no torneio e chega por empréstimo de um ano com opção de compra.
– Bruno Uvini: livre no mercado desde o meio do ano, o Grêmio acertou a vinda do zagueiro de 31 anos com contrato até o final de 2023, com opção de renovação.
– Gustavinho: De forma discreta o Grêmio anunciou a chegada do jovem de apenas 21 anos. Gustavinho é meia atacante e estava atuando no América-MG.
– Carballo: O meia já desembarcou em Porto Alegre na segunda-feira (20) e o Tricolor apenas aguarda os exames do jogador para anunciar oficialmente a contratação do uruguaio.
Quem pode chegar:
– Franco Cristaldo: meia de 26 anos, o argentino já está acertado com o Grêmio, de acordo com o presidente do Huracán.
– Andrés Vombergar: O centroavante de 28 anos está atuando no San Lorenzo e segundo a imprensa argentina, o Grêmio estaria dispostos a contratar o jogador de forma definitiva. O contrato do atacante o clube argentino encerra na metade do próximo ano.
– Diego Valencia: Centroavante jovem de 22 anos está no radar do Grêmio para a próxima temporada. O jogador atua no Salernitana da Itália, mas não conseguiu se adaptar ao futebol europeu. Sendo assim, o desejo do jogador é retornar ao futebol sul-americano e o Tricolor pode facilitar essa volta.
– Serginho: formado na base do Santos, o jogador estava no futebol asiático e ficará livre no mercado. Com 27 anos, Serginho é meio campista, mas pode fazer as funções de segundo atacante e centroavante.
– Michael: hoje no Al-Hilal, o atacante brilhou com a camisa do Flamengo sob o comando de Renato e foi um pedido do treinador para 2023. O clube árabe não queria liberar o jogador inicialmente, mas abriu conversas após um acordo com a FIFA.
Quem fica:
– Kannemann: Após uma negociação difícil entre as partes, o ídolo gremista e o clube chegaram em um acordo pela renovação de contrato. O zagueiro agora tem vínculo com o Grêmio até o final de 2023.
– Diego Souza: O centroavante destaque do Grêmio na última temporada deve renovar por mais seis meses com o Tricolor. O jogador aceitou um contrato recebendo cerca de 200 mil por mês, sem gatilhos de desempenho.
– Rodrigo Ferreira: o lateral chegou no início do ano, emprestado pelo Mirassol e não foi bem no time. Entretanto, sofreu uma lesão no período em que esteve no Grêmio e o clube decidiu renovar o empréstimo por mais seis meses com o jogador. O lateral não deve ser aproveitado e ficará no Tricolor apenas para tratar sua lesão.
Quem sai:
– Elias: emprestado no meio do ano ao New York Red Bulls, foi vendido ao clube em definitivo por cerca de R$5,3 milhões.
– Janderson: o jogador já retornou ao Corinthians após o período de empréstimo.
– Elkeson: o contrato do atacante chegou ao fim e o Grêmio não teve interesse em renovar.
– Edílson: aos 36 anos, o jogador firmou o contrato até o final da Série B e não deve continuar.
– Nicolas: emprestado pelo Athletico-PR, o vínculo do lateral com o Grêmio encerrou no final da temporada e deve ser negociado para outras equipes.
– Guilherme Guedes: foi emprestado ao Juventude para a disputa da Série B.
– Mateus Sarará: retornou do Avaí e também foi emprestado para o Juventude.
– Biel: emprestado pelo Fluminense, o vínculo do jogador terminou com o final da temporada e ele retornou ao clube carioca.
– Léo Gomes: com o contrato também no final, clube não deve renovar.
– Ricardinho: retornando de empréstimo após uma temporada no Atlético-GO, o jogador foi liberado para acertar com Levski (clube búlgaro).
– Jean Pyerre: jogador que também estava emprestado, Jean Pyerre rescindiu o contrato com o Grêmio em seu retorno e deve dar uma pausa na carreira.
Quem pode sair
– Campaz: com contrato até 2025 com o Grêmio, Renato não conta com o jogador para a temporada e deve ser liberado em caso de proposta.
Quem volta de empréstimo:
– Darlan: volante de 24 anos, estava na Chapecoense.
– Isaque: meia com 25 anos volta após ser emprestado ao Guarani.