Jean Pyerre anuncia aposentadoria; confira a linha do tempo da carreira relâmpago do jogador

Foto: Lucas Uebel/Grêmio

O meia Jean Pyerre surpreendeu a todos essa semana ao rescindir seu contrato com o Grêmio e logo após, anunciar a aposentadoria dos gramados. Segundo Eduardo Moura, do Globoesporte.com, o jogador não está feliz, porém admite que existe a chance de retomar a carreira, caso receba uma proposta que o motive a jogar.

Tu viu?

Vidente argentino faz previsão em vídeo no TikTok sobre confronto entre Argentina e Croácia

Quem pode ser o técnico da Seleção Brasileira? Veja o que se sabe até agora

Carreira do meia 

Jean Pyerre subiu aos profissionais do Grêmio em 2017. O jogador chamou a atenção por seu estilo de jogo de “clássico camisa 10”. Com bons passes, chutes colocados e condução de bola, o clube projetou o meia como uma futura estrela no futebol.

Ainda em 2017, marcou seu primeiro gol na última partida da temporada, diante do Atlético-MG. O jogador foi o destaque do jogo, com um gol e uma assistência. Em 2018 teve pouco espaço na equipe e fez apenas 15 partidas no ano. Sua grande temporada foi em 2019, quando assumiu a titularidade da equipe.

Neste período Jean Pyerre foi cogitado para ser convocado para a Seleção Brasileira e ficou a frente de nomes como, Luan e Diego Tardelli na equipe do Tricolor. Porém, em 2020, o jogador começou a oscilar em suas atuações e foi perdendo espaço na equipe.

Com a saída de Renato Gaúcho em 2021, o meia foi pouco aproveitado pelos treinadores que assumiram a equipe e após o rebaixamento do clube, foi emprestado ao Avaí. 

Diagnóstico de câncer em negociação

O jogador passou por momentos difíceis ainda neste ano. Quando o Grêmio negociou o atleta com o Giresunspor, da Turquia, Jean Pyerre foi diagnosticado com um tumor raro nos testículos. A doença fez a equipe turca desistir da contratação de Jean, que retornou a Porto Alegre para tratar a doença. Após o período de recuperação, o meia foi emprestado ao Avaí, onde atuou por um ano. 

Estatísticas do jogador 

Posicionamento antirracismo

Fora de campo, Jean Pyerre também chamou a atenção. O jogador nunca omitiu seus posicionamentos políticos e já deu relatos importantes sobre racismo. Em 2020, o meia foi convidado do programa, Bem, Amigos! e afirmou receber tratamento diferente ao se tornar jogador de futebol profissionalmente. 

Muda um pouco o tratamento. Se, antes de subir para o profissional, eu fosse em algum mercado, tinha segurança me seguindo, hoje em dia, eles perguntam se eu quero ajuda, se eu quero algo. Acho que as pessoas não precisam esperar nós, negros, atingirmos uma posição favorecida na sociedade para tratar a gente de maneira decente, como seres humanos normais”, criticou o camisa 10.

Agora Jean Pyerre deve voltar para Alvorada/RS para passar um tempo com sua família. Caso receba alguma proposta que agrade, o ex-jogador poderá retornar ao futebol.