Foto: Lucas Figueiredo/CBF
Não foi dessa vez. O Brasil se despede da Copa do Mundo de 2022 após ser derrotado nos pênaltis para a Croácia. Sem gols nos primeiros 90 minutos, as duas equipes marcaram durante a prorrogação e a decisão foi para as penalidades.
Tu Viu?
Novela entre Taison e Inter pode acabar em recisão
Arena completa 10 anos: relembre gols, títulos e números da casa do Grêmio
O primeiro tempo foi de poucas oportunidades. Diante de uma Croácia superior aos jogos anteriores, o Brasil não conseguiu criar muitas oportunidades contra a equipe que se fechava muito na defesa. Da mesma forma, o adversário não conseguiu ameaçar mesmo com espaços no meio campo para trocar passes.
Na segunda etapa, a Seleção cresceu. A Croácia se fechou ainda mais e, a partir das entradas de Anthony, Rodrygo e Pedro, o Brasil conseguiu imprimir mais velocidade e intensidade. Com boas chances criadas, a equipe parou diversas vezes na mão do goleiro Dominik Livaković, que fez uma ótima partida. O 0 x 0 se manteve e a partida foi para a prorrogação.
Apesar da tensão, o Brasil continuou a ser superior em campo e conseguiu abrir o marcador no último minuto do primeiro tempo da prorrogação. Em uma bela tabela de Neymar e Lucas Paquetá na entrada da área, o camisa 10 ficou cara a cara com o goleiro, fez um belo drible e bateu.
Durante a segunda etapa a situação parecia controlada. A Croácia passou a atacar mais, sem ameaçar o Brasil. Mas, em uma bola esticada em velocidade, Orsic encontrou Petkovic na entrada da área que, em batida desviada em Marquinhos, encontrou o gol croata.
Nos pênaltis, Dominik Livaković voltou a brilhar como fez diante do Japão. Rodrygo abriu as batidas pelo lado brasileiro e parou no paredão da Croácia. Casemiro e Pedro chegaram a converter, mas na quarta cobrança do Brasil, Marquinhos deslocou o goleiro mas encontrou a trave. Croácia avança para as semifinais, onde encontrará o vencedor entre Holanda e Argentina.