Arena completa 10 anos: relembre gols, títulos e números da casa do Grêmio

Foto: Henrique Lima/Arquivo Pessoal

Neste dia 8 de dezembro a Arena do Grêmio celebra seus 10 anos de vida. O estádio foi inaugurado em 2012, com um amistoso entre Grêmio e Hamburgo da Alemanha, relembrando o mundial de clubes de 83. Desde então, a nova casa do Tricolor recebeu final de Libertadores, Recopa, Copa do Brasil e cinco partidas da Copa América. 

Tu viu?

Grêmio renova com Kannemann até o final de 2023; veja como foi a negociação salarial

Vendas do time de transição renderam quase R$ 500 milhões ao Grêmio; relembre as negociações

A partida de inauguração

Buscando reeditar a final do mundial de clubes de 83, o Grêmio convidou o Hamburgo da Alemanha para a primeira partida da Arena. De maneira curiosa, o placar se repetiu e o Tricolor comandado por Luxemburgo venceu por 2×1. Os gols da partida foram de André Lima e Marcelo Moreno para o Grêmio. O Hamburgo marcou com Westermann.

O primeiro gol oficial 

O primeiro gol oficial do estádio veio da melhor forma possível. Em partida pela pré-libertadores, contra a LDU do Equador, em 2013, o meia Elano acertou um belo chute de fora da área que deu a vitória por 1×0 e levou a partida para as penalidades. O Tricolor venceu nas cobranças de pênaltis, por 5×4 e avançou para a próxima fase do torneio.

Primeiro título

Na final da Copa do Brasil, primeiro título oficial do Grêmio dentro do estádio, também teve golaço. Desta vez, Cazares do atlético-MG marcou para o adversário, que ficou só com a lembrança do gol. Pois o título, ficou com o primeiro pentacampeão do torneio. 

Primeira final de Libertadores

No ano seguinte, a Arena recebeu a primeira final de Libertadores. Diante de 55 mil pessoas, (segundo maior público do estádio, apenas atrás de Grêmio x Atlético-MG pela Copa do Brasil), o Grêmio venceu o Lanús da Argentina por 1×0 e encaminhou a primeira conquista continental do estádio. 

Números da Arena

Segundo o portal Grêmiopédia, o estádio recebeu 342 jogos do Grêmio, com 213 vitórias, 73 empates e 56 derrotas. A equipe marcou 593 gols e conta com um aproveitamento de 69.4%.

O maior artilheiro da Arena é o centroavante Diego Souza, com 55 gols marcados. Seguido por Everton Cebolinha com 43 gols e Luan com 41.

O maior público foi de 55.337 pessoas dentro do estádio, contra o Atlético Mineiro em 2016. E a maior goleada, foi Grêmio 8×0 Aragua pela Copa Sul-Americana de 2021.

Histórico de Grenais 

Atualmente a Arena do Grêmio recebeu 18 clássicos com sete vitórias do Tricolor, 10 empates e apenas duas derrotas. O maior placar foi Grêmio 5 x 0 Internacional, em 2015.

BOLÃO DO BAIRRISTA

O Bolão do Bairrista Betsson já está disponível! Lá tu pode criar grupos com a família e amigos e te divertir com privacidade. A melhor parte é que, para baixar ou apostar, não existe custo nenhum, é tudo de graça. O Bolão terá prêmios especiais para aqueles que acertarem os três primeiros colocados da copa. Baixe agora!

+ Clica aqui para Android

+ Clica aqui para iPhone