Suspeitos detidos por ofender Vinícius Júnior são liberados após prestarem depoimento

Foto: Reprodução/Twitter

Os três torcedores detidos pela força policial espanhola sob suspeita de proferir insultos racistas contra o atacante Vinícius Júnior no último domingo (21) foram liberados. Segundo a agência “Efe” e o periódico “ABC”, os suspeitos, com idades entre 18 e 21 anos, foram soltos algumas horas depois da detenção, após prestarem declarações.

Tu viu?

Polícia da Espanha prende sete pessoas por racismo e crime de ódio contra Vinicius Jr.

Governo brasileiro pede providências às autoridades espanholas após ataques racistas à Vinicius Jr.

Os três serão acusados de “violação dos direitos fundamentais e liberdades públicas“. Foi informado aos torcedores que devem comparecer ao tribunal quando convocados.

A Polícia Nacional da Espanha divulgou no início desta terça-feira (23) que identificou três apoiadores que ofenderam o brasileiro com injúrias racistas durante a partida entre o Valencia e o Real Madrid, no Estádio Mestalla, no último domingo. A ação aconteceu logo após a detenção, em Madri, de suspeitos de pendurar um boneco com uma camisa de Vini Jr numa ponte da capital, simulando um enforcamento.

Imediatamente após a operação policial, o Valencia declarou estar colaborando com as autoridades na investigação e se comprometeu a banir do estádio os apoiadores considerados culpados.

“O clube reitera sua condenação mais enérgica e sua posição contra o racismo e violência em todas as formas. E que atuará com a mesma contundência com todas as pessoas identificadas, aplicando sua medida mais severa: expulsando-os do estádio por toda a vida. O Valencia não tolera nenhum tipo de ataque racista. O racismo não tem lugar no nosso clube”, afirmou o clube.

O Real Madrid registrou uma denúncia junto à Procuradoria Geral do Estado, ao alegar crime de ódio e discriminação contra o brasileiro. Uma investigação foi iniciada para punir legalmente os autores.