Governo brasileiro pede providências às autoridades espanholas após ataques racistas à Vinicius Jr.

Foto: Instagram/Vinicius Jr.

O governo brasileiro, por meio de um comunicado conjunto assinado pelos ministérios de Relações Exteriores, Igualdade Racial, Esporte e Direitos Humanos e Cidadania, manifestou seu repúdio aos ataques racistas sofridos pelo jogador brasileiro Vinicius Jr., do Real Madrid, durante jogos da liga espanhola na manhã de hoje (22). Além de repudiar os atos, governo pede às autoridades governamentais e esportivas da Espanha que tomem medidas para punir os responsáveis.

O comunicado menciona especificamente a FIFA, a Federação Espanhola de Futebol e a LaLiga, a primeira divisão do campeonato espanhol, solicitando a atuação dessas instituições no combate ao racismo no futebol.

Andrea Sadi, da Globo News, afirma que o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, deverá, nos próximos dias convocar a embaixadora da Espanha no Brasil para prestar explicações sobre o episódio racista ocorrido no último domingo (21), em que torcedores do Valencia chamaram Vinicius Jr. de “macaco”.

Valência se pronuncia

Também na manhã de hoje, o Valencia – adversário do Real Madrid quando o crime ocorreu – emitiu um comunicado afirmando que banirá os torcedores responsáveis por gestos racistas e condenou veementemente tal comportamento.