Corpo de Rita Lee será velado no planetário do Ibirapuera, em São Paulo

O velório de Rita Lee acontece nesta quarta-feira (10), no Planetário do Parque Ibirapuera, e será aberto ao público.
Foto: Reprodução/Instagram

O velório da cantora e compositora Rita Lee acontece nesta quarta-feira (10), no planetário do Parque Ibirapuera, na Zona Sul de São Paulo. A despedida de uma das maiores artistas do Brasil segue aberto ao público até às 17h. Sob chuva, os fãs já aguardavam na fila desde a madrugada para se despedir da cantora.

A cerimônia de despedida contará com efeitos visuais. No teto do planetário,  uma projeção será exibida com imagens do céu na data em que a artista nasceu, no dia 31 de dezembro de 1947.

O local era chamado pela artista de “floresta encantada” e considerado um lugar ideal para montar um pequeno acampamento e realizar piqueniques aos domingos. No livro “Rita Lee — uma autobiografia”, a cantora descreve a relação com o lugar, que vem muito antes de se tornar o Parque Ibirapuera. 

Em outro capítulo do livro, Rita Lee conta que visitava o planetário toda semana e que considerava o seu “must semanal”. Ela finalizava a programação com uma banana-split na lanchonete da região.

Conforme o G1, João Lee, um dos filhos da cantora,  chegou ao local às 9h40, acompanhado do biógrafo de Rita, Guilherme Samora.

“São eles [os heróis] que moldam o nosso comportamento, são eles que acabam definindo de alguma forma quem somos, né? E com certeza, se você perguntar para uma criança quem é o herói dessa criança, você vai ter uma chance muito grande de saber quem essa criança vai ser ao longo da vida dela. […] Mas não é por isso que ela é a minha heroína, ela é minha heroína pela simplicidade, pela dignidade, pela honestidade que ela vivia dia a dia, mês a mês, ano a ano”, afirmou João Lee ao portal Terra.

Morte de Rita Lee

A cantora e compositora Rita Lee morreu na noite de segunda-feira (8). Considerada uma das maiores referências do rock brasileiro, a artista vinha lutando contra um câncer no pulmão, diagnosticado em 2021.

A confirmação foi publicada através das redes sociais da cantora na manhã desta terça-feira (9). Em uma espécie de carta, com o autógrafo de Rita, a família diz: “Comunicamos o falecimento de Rita Lee, em sua residência, em São Paulo, capital, no final da noite de ontem, cercada de todo o amor de sua família, como sempre desejou“.

Trajetória

Rita ajudou a incorporar a revolução do rock, formando uma das bandas mais emblemáticas do Tropicalismo em 1996, os Mutantes, além de criar e reproduzir em carreira solo músicas com apelo popular. Foi então que o título de “rainha do rock brasileiro” foi adotado naturalmente, embora preferisse ser chamada de “padroeira da liberdade”.

Rita Lee fez parte dos Mutantes no período mais relevante da banda, de 1966 a 1972. Gravou “Os Mutantes”, “Mutantes”, “A Divina Comédia ou Ando Meio Desligado”, “Jardim Elétrico” e “Mutantes e Seus Cometas no País dos Bauretz”.

Após sair do grupo, aventurou-se na carreira solo. Seu primeiro álbum foi “Build up”, ainda antes de deixar a banda, em 1970. A carreira pós-Mutantes tomou forma com o grupo Tutti Frutti, no qual ela gravou cinco álbuns, com destaque para a música “Agora só falta você”.

Dentre seus álbuns mais bem sucedidos estão “Rita Lee” (1979), “Saúde” (1981), “Rita e Roberto” (1985) e “A marca da Zorra” (1995), além das inesquecíveis músicas “Mania de Você”, “Chega mais”, “Doce Vampiro”, “Lança perfume” e “Baila comigo”. Ao todo foram 40 álbuns, sendo seis com os Mutantes e 34 em carreira solo.

Em 2001, a cantora ganhou o Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock em Língua Portuguesa com “3001”. Ela ainda teria mais cinco indicações ao prêmio, e receberia em 2022 o prêmio de Excelência Musical pelo conjunto da obra.

Em 2012, Rita Lee anunciou que deixaria de fazer shows por conta de sua saúde física, e em 28 de janeiro fez aquela que seria sua última apresentação oficial.

Luta contra o câncer

Em maio de 2021, a artista foi diagnosticada com câncer de pulmão e passou por tratamentos de imuno e radioterapia. Pouco mais de um ano depois, em abril de 2022, seu filho Beto Lee publicou em suas redes sociais que ela estava curada do câncer.

Em fevereiro, Rita passou mais de uma semana internada no hospital Albert Einstein, em São Paulo, devido a seu estado de saúde frágil. 

Nos últimos anos, ela viveu em um sítio no interior de São Paulo com a família. Rita Lee deixa três filhos: Roberto, João e Antônio, além do marido Roberto de Carvalho, com quem era casada desde 1996.