Com apenas 13 anos, peão de Jari conquista o ‘Braço de Ouro’ em Santa Cruz e acumula quase 100 troféus em rodeios

O estudante Henzo Leaes, de 13 anos, é o mais novo fenômeno das provas de laço no Rio Grande do Sul, conquistando o Braço de Ouro
(Crédito: Divulgação/MTG)

O estudante Henzo Leaes, de 13 anos, é o mais novo fenômeno das provas de laço no Rio Grande do Sul. De acordo com a publicação do Repórter Farroupilha, do G1RS, mesmo com pouca idade, ele já conquistou 96 troféus em rodeios. O último feito do integrante do CTG Pedro Porto, de Jari, na região Noroeste do RS, foi a participação na seleção adulta da prova de laço da Festa Campeira do Rio Grande do Sul, realizada em Santa Cruz do Sul, em março.

No evento da 9ª Região Tradicionalista, Henzo disputou a modalidade individual, conhecida como “braço de ouro”, e conquistou a vitória entre adultos. O jovem peão venceu a prova mais importante do torneio depois de acertar 36 laçadas consecutivas. 

Henzo não parou por aqui. Ele também levou pra casa outros dois troféus, desta vez disputando com parcerias. Acompanhado do pai e do avô, Henzo venceu a prova “Laço Geração”, disputada por trios. Além disso, ficou em segundo lugar na categoria “Laço Guri”, onde tinha a companhia de um amigo.

“Comecei muito pequeno, desde os dois anos. Meu passatempo é brincar com uma soga. Aos quatro anos, fui no meu primeiro rodeio com vaca parada e já ganhei. Eu me dedico e treino muito. Tive muito incentivo do pai e do avô. Meu bisavô também laçava, mas no campo. Era um ‘herói”, explicou Henzo ao Repórter Farroupilha.

Provas de laço está no DNA da Família

O jovem peão de Jari parece ter na família o segredo para as conquistas importantes nas provas de laço. Seu pai, o produtor rural Rodrigo Leaes, também conquistou, no passado, o troféu recebido pelo filho em 2023. Além do “Braço de Ouro”, Rodrigo conquistou também, por duas vezes o título de “Braço de Diamante”. O troféu é disputado no Rodeio Nacional, que reúne os campeões de todos os estados filiados ao Movimento Tradicionalista Gaúcho. 

“Aos dois anos, o Henzo já andava num pônei. Nessa idade, ele já saía comigo pra dar umas campereadas curtas na volta da casa. E logo depois já passou pro cavalo. Aos quatro anos, ganhou o primeiro troféu. Hoje, acumula 96 troféus”, explica o pai ao G1.