Libra anuncia alterações na divisão de receitas para clubes, afetando diretamente Flamengo e Corinthians

Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

A Libra anunciou mudanças na distribuição de receitas do Brasileirão, retirando o privilégio de mínimo garantido para Flamengo e Corinthians. Essa medida foi uma fonte de incômodo não apenas para os times que fazem parte do Futebol Forte, mas também para os próprios membros do grupo, conforme destacado pela presidente do Palmeiras, Leila Pereira.

Tu viu?

Juventude renova esperanças com duas vitórias seguidas após chegada de Thiago Carpini

Presidente da LaLiga, Javier Tebas pede desculpas para Vinícius Júnior em entrevista

A decisão foi tomada durante uma reunião realizada na Federação Paulista de Futebol na última terça-feira (23), com a participação de alguns dirigentes online, e pode ser oficializada após um novo encontro entre os participantes, agendado inicialmente para amanhã (26).

Conforme Danilo Lavieri do UOL, o estatuto da Libra agora estabelecerá que todos os times do Brasileirão de 2025 (o primeiro organizado pela liga) terão o direito de receber uma receita mínima proporcional àquela que já possuem na edição de 2023. Caso a arrecadação do Brasileirão de 2025 seja menor do que a da atual edição, a distribuição do montante será feita de forma proporcional, respeitando a mesma porcentagem atual.

Isso significa que Flamengo e Corinthians ainda receberiam mais do que os demais clubes. No entanto, agora ambos assumem o mesmo risco dos outros participantes, sem o benefício da garantia de manter o mesmo valor acumulado, e eventuais prejuízos serão compartilhados pelos outros 18 times.

A expectativa é que as receitas de 2025 sejam superiores às de 2023. Com isso, o modelo de distribuição seria dividido em 40% igualmente entre todos os clubes, 30% de acordo com a audiência e outros 30% baseados na classificação.

Em um cenário extremo, onde o time com maior audiência também conquista o campeonato e o último colocado tem a menor audiência, a diferença máxima entre eles seria de aproximadamente 3,3 vezes. A Libra é composta por Bahia, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Guarani, Ituano, Mirassol, Novorizontino, Palmeiras, Ponte Preta, Red Bull Bragantino, Sampaio Corrêa, Santos, São Paulo, Vasco e Vitória.

Excluindo as equipes que estão na Série C, o Forte Futebol outro grupo, conta com os seguintes membros: ABC, Athletico, Atlético-MG, América-MG, Atlético-GO, Avaí, Chapecoense, Coritiba, Ceará, Criciúma, CRB, Cuiabá, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Londrina, Sport, Vila Nova e Tombense.