Goleiro Caíque, do Ypiranga, lamenta racismo sofrido em partida da Série C: “Mancha o espetáculo”

Foto: Pablo Cavalcante

O goleiro do Ypiranga-RS, Caíque tornou-se um mais um alvo de racismo no futebol do Brasil. O jogador foi vitima de insultos raciais durante o confronto com o Altos, no sábado passado, durante a quarta rodada da Série C do Campeonato Brasileiro.

Tu viu?

Jogador envolvido com esquema de apostas no Gauchão é suspenso pelo TJD-RS

Governo brasileiro pede providências às autoridades espanholas após ataques racistas à Vinicius Jr.

O número 97 do Canário expressou a sua insatisfação com a situação, declarando que não foi a primeira vez que enfrentou ataques racistas em campo. Para ele, comportamentos como o que experimentou neste sábado comprometem o esporte.

“Em todas as ocasiões que escutei esses tipos de comentários, permaneci em silêncio, mas acredito que devemos começar a expressar nossos sentimentos. Penso que prejudica o espetáculo. Espero que o agressor compreenda a gravidade do que fez, tenho confiança que ele não repetirá tal atitude”, lamentou Caíque

O ataque aconteceu no início da primeira etapa, quando o goleiro do Ypiranga-RS escutou ofensas de caráter racista provenientes das bancadas atrás da goleira que ele defendia. O responsável pelas ofensas foi identificado e levado para a Central de Flagrantes de Teresina pelos policiais militares no estádio Lindolfo Monteiro.

“Aos oito minutos do primeiro tempo, fui buscar a bola para fazer a cobrança de meta e ouvi o insulto. Imediatamente reconheci o responsável e comuniquei o árbitro do jogo. Este informou as autoridades para que as ações adequadas fossem tomadas”, esclareceu o goleiro.

O suspeito, um homem chamado Francisco das Chagas de Sousa, foi preso em flagrante por injúria racial. Após o jogo, Caíque e o quarto árbitro foram levados à delegacia para prestar testemunho. Nas mídias sociais, Altos e Ypiranga-RS expressaram seu repúdio ao incidente.

Nota do Altos sobre o caso

A Associação Atlética de Altos vem a público repudiar e lamentar o caso de injúria racial envolvendo o atleta Caíque, goleiro do Ypiranga. É inadmissível que cenas como essa ainda se repitam nos dias atuais. O preconceito, seja ele por raça, orientação sexual ou qualquer outra “diferença”, precisa ser combatido e seus autores punidos com veemência.

Nota do Ypiranga-RS sobre o caso

O Ypiranga Futebol Clube vem a público externar seu apoio ao Atleta Caíque L. S. da Purificação que foi vítima de ato de racismo por parte de um torcedor da equipe do Altos. O clube Ypiranga repudia veementemente este comportamento que não se alinha aos valores esportivos e humanos da nossa sociedade. Por um mundo mais fraterno, igualitário e sem discriminação.