Jogador envolvido com esquema de apostas no Gauchão é suspenso pelo TJD-RS

Foto: Jefferson Couto/Novo Hamburgo

O jogador Nikolas, ex-Novo Hamburgo, recebeu uma suspensão de dois anos e foi multado em R$ 80 mil após seu envolvimento em um esquema de manipulação de resultados no Campeonato Gaúcho 2023. O Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul (TJD-RS) realizou o julgamento na noite de ontem (22). O jogador cometeu um pênalti com o intuito de beneficiar apostadores e passa a ser o primeiro atleta a sofrer punição.

Nikolas não compareceu ao julgamento, assim como sua defesa. A acusação utilizou como prova um vídeo do lance do pênalti durante uma partida contra o Esportivo, além de conversas interceptadas pelo Ministério Público de Goiás, responsável pela Operação Penalidade Máxima. A punição foi decidida por maioria dos votos.

O jogador não foi denunciado pelo MP-GO pois admitiu o crime e fez um acordo para colaborar com as investigações. Outros sete jogadores se tornaram réus e enfrentarão processos judiciais por crimes que podem resultar em até seis anos de prisão.

Nikolas recebeu antecipadamente R$ 5 mil para cometer um pênalti na partida contra o Esportivo. Ele entrou em campo aos 18 minutos do segundo tempo e cometeu a penalidade aos 30 minutos, que acabou sendo desperdiçada pelo time adversário.

A denúncia do Ministério Público apresenta capturas de tela das conversas do jogador do Novo Hamburgo com um dos aliciadores no WhatsApp. Cerca de duas horas antes da partida, ele tranquiliza o apostador.

Na mesma noite após o jogo, o jogador trocou mensagens novamente com um dos criminosos e foi parabenizado por ter cometido a penalidade, antes de receber uma nova proposta para participar do esquema na rodada do fim de semana seguinte.