Pagamentos da última etapa do Auxílio Emergencial Gaúcho iniciaram na segunda-feira no Rio Grande do Sul

Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

O governo do Rio Grande do Sul começou nesta segunda-feira (22) a realizar os pagamentos da última etapa do Auxílio Emergencial Gaúcho. O benefício, no valor de R$ 800, destina-se a microempreendedores individuais (MEI) e trabalhadores formais desempregados nos setores de alojamento, alimentação e eventos, que se inscreveram até o prazo final de 25 de abril.

Os pagamentos estão sendo realizados por transferência para conta corrente do Banrisul, chave Pix vinculada obrigatoriamente ao CPF do beneficiário ou por ordens de pagamento. Atualmente, estão sendo feitos pagamentos em um período de teste, seguindo o protocolo de segurança do sistema. Assim que esses testes forem concluídos, os demais créditos serão efetuados nos próximos dias. O governo do estado garante que todos os pagamentos serão finalizados ainda no primeiro semestre.

Tu viu?

Começa a Campanha do Agasalho 2023 no RS; saiba como doar
RS tem mais de 900 vagas abertas em concursos públicos

De acordo com o Piratini, é recomendado aos beneficiados que verifiquem o status dos seus pagamentos utilizando a opção “Acompanhe a sua solicitação”, disponível no site do programa.

Segundo informações do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs), foram realizados 45,2 mil cadastros na última etapa do Auxílio Emergencial Gaúcho. Esse número representa 59% da estimativa inicial de inscrições, que era de 76,9 mil beneficiados. No total, foram registrados 15,1 mil cadastros de microempreendedores individuais (MEI) e 30,1 mil cadastros de trabalhadores formais desempregados. Todos os cadastrados receberam um e-mail com um número de protocolo. As informações fornecidas nos cadastros estão sendo analisadas para a liberação do benefício.

O Auxílio Emergencial Gaúcho já passou por duas etapas anteriores, ambas realizadas em 2021. Nas etapas anteriores, foram beneficiadas mulheres chefes de família e empresas do Simples Nacional com atividade principal nos setores de alojamento, alimentação e eventos.