Barragem gigante na China está desacelerando a rotação da Terra, afirma NASA

Foto: Getty Images

A represa das Três Gargantas, localizada na China, é famosa pela sua impressionante capacidade de reter 42 bilhões de toneladas de água quando estiver totalmente operacional. No entanto, o que chama ainda mais atenção é a possibilidade de que essa quantidade de água concentrada em um só lugar possa afetar a rotação da Terra.

De acordo com cientistas, a enorme massa de água retida pela represa poderia causar um leve aumento na duração dos dias. A barragem, construída com aço e concreto, possui mais de 2,3 km de comprimento e cerca de 182 metros de altura, o que tem gerado grande repercussão na imprensa internacional.

O projeto se tornou realidade em 1946 e as obras foram finalizadas somente em 2012, com um custo estimado entre US$ 25 bilhões e US$ 37 bilhões para o governo chinês. A construção da represa gerou preocupações ambientais e esteve envolvida em escândalos de corrupção política, além de ter sido interrompida diversas vezes devido a problemas externos.

Atualmente, a represa abriga 6,4 mil espécies de plantas, 3,4 mil de insetos, 300 de peixes e mais de 500 espécies de vertebrados terrestres. No entanto, a erosão no reservatório da represa tem causado deslizamentos de terra recentes, representando uma ameaça não apenas para esses animais, mas também para as importantes pescarias do Mar da China Oriental.

Alerta

Recentemente, a NASA confirmou em um relatório que a represa das Três Gargantas tem contribuído para desacelerar a rotação da Terra. Segundo os pesquisadores, esse fenômeno pode ser explicado pela 1ª Lei de Newton, também conhecida como o Princípio da Inércia.

Quando a represa está operando em sua capacidade máxima, retém cerca de 42 bilhões de toneladas de água. Essa grande mudança de massa na superfície do planeta afeta diretamente a rotação da Terra, fazendo com que a duração de um dia aumente em cerca de 0,06 microssegundos.

A NASA, porém, afirma que essa mudança é insignificante quando comparada a outros fatores que naturalmente afetam a rotação da Terra, como a posição da Lua, terremotos e alterações climáticas. Estima-se que a duração de um dia na Terra aumente cerca de um milissegundo a cada cinco anos, de acordo com a NASA. Portanto, o impacto de retardar a rotação em 0,06 microssegundos é praticamente irrelevante.