Após votação na Câmara, vereador de Caxias do Sul que fez discurso contra baianos não tem mandato cassado

Após ofender trabalhadores em seu discurso na Câmara de Caxias do Sul, vereador Sandro Fantinel teve seu mandato cassado nesta quinta-feira
Foto: Divulgação/Câmara de Vereadores Caxias

A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, na Serra, rejeitou o pedido de cassação do mandato do vereador Sandro Fantinel (sem partido) votado hoje (16). Fantiel era acusado de quebra de decoro parlamentar após discursar contra os baianos resgatados de condições de trabalho análogo à escravidão em Bento Gonçalves.

O discurso na tribuna da Câmara foi feito no dia 28 de fevereiro, seis dias após o resgate de 207 pessoas em situação análoga à escravidão na cidade da Serra. 

A votação, que começou na manhã desta terça-feira e foi finalizada no meio da tarde, resultou em 13 votos favoráveis à cassação, 9 contrários e uma abstenção – do próprio Fantinel. Para ter o mandato cassado, conforme as regras do Legislativo caxiense, eram necessários dois terços dos votos favoráveis à perda do mandato, ou seja, 16 votos.

Durante o julgamento, o plenário da Câmara foi ocupado por manifestantes favoráveis e contrários à cassação. Um esquema de segurança também foi montado com reforço de agentes da Brigada Militar e da Guarda Municipal.