John Textor, sócio majoritário do Botafogo, suspenso e multado pelo STJD

Vítor Silva/Botafogo

O sócio majoritário do SAF Botafogo, John Textor, foi suspenso por 45 dias e multado em R$ 100 mil pelo tribunal pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) devido a ofensas proferidas durante a derrota para o Palmeiras em 2023. Como já havia cumprido parte da pena no ano passado, o norte-americano terá 17 dias restantes de punição.

O veredito foi estabelecido por maioria dos auditores e é final, não cabendo recurso. Textor já cumpriu 28 dias e agora terá mais 17 para completar a pena.

Inicialmente, Textor foi punido preventivamente por 30 dias, posteriormente aumentado para 35 dias após julgamento. No entanto, o Botafogo conseguiu um efeito suspensivo para permitir sua presença na reta final do Brasileirão. O processo foi retomado agora.

Além desse caso, há outros processos em andamento contra o americano no tribunal. Ele foi denunciado por não apresentar provas de manipulação de resultados, além de acusações relacionadas a declarações sobre jogos entre Palmeiras, São Paulo e Fortaleza nos últimos anos. Estes processos ainda estão em diferentes fases de tramitação no STJD.