Câmara de Caxias do Sul julga nesta terça-feira cassação de vereador que fez discurso contra baianos

Foto: Manuelli Boschetti/Divulgação

A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, na Serra, julgará hoje (16) a possível cassação do vereador Sandro Fantinel (sem partido). O político é acusado de quebra de decoro parlamentar após ter subido à tribuna para proferir declarações preconceituosas contra os baianos resgatados de condições de trabalho análogo à escravidão em Bento Gonçalves no dia 28 de fevereiro.

Em seu discurso o vereador pediu que os produtores da região “não contratem mais aquela gente lá de cima“, se referindo a trabalhadores vindos da Bahia. Disse, ainda, que “a única cultura que os baianos têm é viver na praia tocando tambor“. A maior parte das pessoas foram contratadas para a colheita da uva e viajaram do Nordeste ao Rio Grande do Sul. Ainda em sua fala, Fantinel chegou a sugerir que se dê preferência a empregados vindos da Argentina, que, segundo ele, seriam “limpos, trabalhadores e corretos“.

Para que Fantinel perca o mandato, é necessário que pelo menos 16 dos 23 vereadores votem a favor da cassação. Se for cassado, o político perde o cargo e os direitos políticos por 8 anos. Um suplemente assume a vaga aberta. A previsão é que o processo se estenda por toda esta terça, podendo ser concluído somente amanhã (17).