Dois gols atrás: confira o retrospecto do Ypiranga no último ano para buscar a classificação diante do Botafogo

Foto: Enoc Jr./Ypiranga

O Ypiranga tem uma dura missão na noite desta quinta-feira (27). Após ser derrotado pelo Botafogo pelo placar de 2 a 0 no Colosso da Lagoa, o Canarinho precisa de uma grande vitória fora de casa para conseguir avançar para as oitavas da Copa do Brasil e alcançar sua melhor campanha na história do torneio.

Tu Viu?

Com setores esgotados, Brasil projeta casa cheia para o confronto com Atlético-MG

Amanda Meirelles ganha o BBB 23 e leva o maior prêmio da história do programa

Para se classificar de forma direta, o Ypiranga precisa vencer o Botafogo em pleno Nilton Santos com uma vantagem de pelo menos três gols sobre o adversário. No recorte de um ano, que engloba toda a disputa da Série C de 2022 e do Gauchão Ipiranga de 2023, o Canarinho só conseguiu duas vitórias nessas condições.

A primeira delas foi diante do Manaus em jogo válido pela 18ª rodada da terceira divisão do Campeonato Brasileiro: jogando em casa, o Ypiranga derrotou o adversário com um placar de 5 a 0 em agosto do ano passado. Na ocasião, Jonathan Ribeiro e Jackson (que retornou ao Concórdia) marcaram dois gols cada, além de João Pedro que anotou um.

A segunda vitória é mais recente e foi pela 9ª rodada do estadual, quando a equipe goleou por 3 a 0 o Esportivo fora de casa com gols de Bruno Baio, Erick Samuel e William Barbio (todos remanescentes no elenco).

Uma outra possibilidade, ainda difícil, é igualar a vantagem alvinegra. Como a Copa do Brasil não possui mais em seu regulamento o gol qualificado como critério de desempate no saldo de gols, o Ypiranga precisa de ao menos dois de vantagem sobre o Fogão para ficar vivo e levar a decisão para os pênaltis. Contudo, o time de Erechim não tem uma boa lembrança recente nas penalidades: sua última disputa foi diante do Grêmio na semifinal do Gauchão Ipiranga deste ano, quando desperdiçou três das sete cobranças e acabou eliminado.

De qualquer forma, nenhum dos caminhos é fácil quando a fase do adversário é boa. Após uma campanha fraca na disputa do Campeonato Carioca deste ano, o Botafogo encaixou o time e chega para o jogo desta quinta com uma sequência de 5 vitórias e 10 jogos de invencibilidade. 

Ainda assim, a equipe de Erechim entra em campo de cabeça erguida para garantir o resultado. Diante do Bragantino, na vitória de 3 a 1 na segunda fase da competição, o Ypiranga garantiu a classificação e igualou sua melhor campanha na história da Copa do Brasil. Em caso de classificação sobre os cariocas, a equipe irá para as oitavas de final, firmando um novo recorde.

Botafogo e Ypiranga se enfrentam na noite desta quinta às 19h30, no Nilton Santos. Você fica por dentro de todos os detalhes da partida aqui.