Malberk Dullis (MDB) é eleito prefeito de Redentora em eleições suplementares

Foto: Divulgação

Malberk Dullis (MDB), conhecido como Nico, foi eleito prefeito de Redentora, município da região do Norte do estado, durante as eleições suplementares que aconteceram ontem (5). A nova votação foi necessária após o antigo chefe do executivo e seu vice serem cassados por abuso de poder político e econômico.

Tu viu?

Luis Carlos Herrmann (MDB) é eleito prefeito de Miraguaí em eleições suplementares
Eleições suplementares: Adair Cardoso (PDT) é eleito prefeito de Capão do Cipó

Nico já exercia, desde setembro do ano passado, o comando do Executivo, pois na época da cassação de Nilson Paulo Costa (MDB), ele ocupava o cargo de presidente da Câmara de Vereadores. Sendo assim, em caso de afastamento de prefeito e vice, assume a prefeitura quem ocupa o cargo mais alto do Legislativo. 

A chapa composta por Malberk Dullius (MDB) e Marcos Cesar Giacomini (MDB) era a única na concorrência, e recebeu 2.844 votos, 77,5% do total – 611 pessoas votaram em brancos e 214 anularam.  

Relembre

Em 14 de setembro de 2022, por unanimidade, o TRE-RS manteve a cassação dos mandatos de Nilson Paulo Costa (MDB) e Jaime Jung (PDT), respectivamente prefeito e vice-prefeito de Redentora, no Noroeste do Estado. Ambos eram acusados de abuso de poder político e econômico, e já haviam sido condenados em primeira instância pela Justiça Eleitoral. 

Nilson Costa foi, ainda, declarado inelegível, em qualquer pleito, até 2028. A chapa do emedebista foi eleita em 2020, com 46,17% da preferência dos eleitores, ou 2.521 votos válidos. Entretanto, a votação foi disputada. O segundo colocado, o candidato Cordeiro, teve apenas 99 votos a menos, ou seja, 2.422 votos.