Luis Carlos Herrmann (MDB) é eleito prefeito de Miraguaí em eleições suplementares

Foto: Divulgação/Câmara de Vereadores de Miraguaí

Luis Carlos Herrmann (MDB) foi eleito prefeito de Miraguaí, na região noroeste do Estado, durante eleições suplementares que ocorreram ontem (5). Um novo pleito foi necessário pois prefeito e vice, eleitos em 2020, tiveram seus mandatos cassados após condenação por compra de votos.

A chapa do MDB, composta por Hermann e Vanderli Antônio Lunardi, recebeu 2.052 votos, 60,87% do total, e venceu a disputa contra Ricardo Barbosa Fink (PTB).

Relembre

Valdelírio Pretto da Silva (PT) e seu vice, Leonir Hartk (PP), tiveram mandato cassado no dia 24 de novembro de 2022 após decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-RS). Ambos foram acusados de captação ilícita de sufrágio, ou seja, compra de votos, na eleição de 2020.

Foto: Prefeitura de Miraguaí

Na época, Pretinho, como é conhecido, foi eleito com 1.745 votos, 48,89% do total de votos válidos. A ação de impugnação foi movida pela chapa derrotada, baseada em provas juntadas, principalmente por conversas de WhatsApp retiradas de telefones apreendidos pelo Ministério Público. No julgamento em primeira instância, o pedido foi negado. Contudo, o TRE acolheu os recursos movidos pelo Ministério Público Eleitoral (MPE). Além da cassação, Valdelírio foi multado em R$ 3.192,30.

Fato recorrente no RS

Somente em 2022, cinco prefeitos e vices tiveram seus mandatos retirados. Destes, três municípios passaram por eleições suplementares em 30 de outubro do mesmo ano, segundo turno das eleições de 2022, para reconstrução dos executivos locais. 

Em Cachoeirinha, na região Metropolitana, eleitos prefeito e vice em 2020, Volmir José Miki Breier (PSB) e Maurício Rogério Tonolher (MDB) tiveram seus mandatos cassados, em abril deste ano. Miki Breier também foi declarado inelegível até 2028.

No mesmo mês, houve cassação dos mandatos do prefeito e da vice-prefeita, Valmor José Capelett (PP) e Gláucia Regina Brocco (PTB), de Cerro Grande, no Norte. Já em maio, o prefeito Jairo Paulo Leyter (MDB) e o vice Auri Luiz Vassoler (MDB), de Entre Rios do Sul, no noroeste, também perderam o mandato. Além de cassado, Leyter está inelegível até 2028.

Já em setembro, por unanimidade, o TRE-RS manteve a cassação dos mandatos de Nilson Paulo Costa (MDB) e Jaime Jung (PDT), prefeito e vice-prefeito de Redentora, no Noroeste do Estado. Eles são acusados de abuso de poder político e econômico, e já haviam sido condenados em primeira instância pela Justiça Eleitoral.

Em outubro, o TRE-RS manteve a cassação dos mandatos de Osvaldo Froner (PP) e Anselmo Fracaro Cardoso (PDT), respectivamente prefeito e vice de Capão do Cipó, município do Centro do Estado. A sentença já havia sido proferida em primeira instância mas, ainda cabe recurso no TSE, o último disponível na Justiça Eleitoral. A motivação é compra de votos.