Eleições suplementares: Adair Cardoso (PDT) é eleito prefeito de Capão do Cipó

Eleições suplementares: Adair Cardoso (PDT) é eleito prefeito de Capão do Cipó
(Créditos: ivulgação )

O município de Capão do Cipó, na Região Central, elegeu seu novo prefeito, no último domingo (05). Adair Cardoso (PDT) será o responsável pelo Executivo municipal, com Elso Engleitner (UDP), como o vice.  Eles venceram as eleições suplementares contra Leandro Melo Pereira (PP) e Ionára de Fátima Nascimento Ferreira (PP),  com 1.390 votos, o equivalente a 61,21% do total de 2,8 mil eleitores.

A chapa eleita em 2020, formada por Osvaldo Froner (PP), e por Anselmo Fracaro Cardoso (PDT), foi cassada devido a acusações compra de votos.

Tu viu?

Expodireto Cotrijal traz tendências internacionais para o agronegócio; confira a programação
Mais de 17 mil comprimidos de ecstasy são apreendidos em laboratório clandestino em Porto Alegre

A posse dos novos eleitos está prevista para acontecer no dia 30 de março. Eles vão exercer os mandatos até 31 de dezembro de 2024.

Cassação

Osvaldo Froner (PP) e Anselmo Fracaro Cardoso (PDT), respectivamente prefeito e vice eleitos, em Capão do Cipó, tiveram a chapa cassada por comprar votos, durante a eleição de 2020. Segundo a denúncia do Ministério Público, eles distribuíram vales-combustível para a população da cidade de quase 4 mil habitantes. A apuração apontou, ainda, a simulação de doações financeiras para financiar serviços de advocacia para a chapa. Froner e Cardoso também foram sentenciados ao pagamento de multa.

A publicação da sentença, pelo TRE-RS, ocorreu em 11 de outubro em 2022.

Eleições Suplementares

Conforme a Justiça Eleitoral, as eleições suplementares ocorrem em casos específicos, entre eles, quando há a cassação do mandato do político eleito, em pleito majoritário. Também está prevista a convocação de uma nova eleição, quando os votos nulos ultrapassam 50% da votação para os cargos de presidente da República, governador e prefeito.