Estado Maior da Restinga é a campeã do Carnaval de Porto Alegre 2023

Estado Maior da Restinga é a campeã do Carnaval de Porto Alegre 2023
(Créditos: Pedro Piegas / PMPA)

Depois de 11 anos sem títulos, a Estado Maior da Restinga foi a grande campeã da série Ouro do Carnaval de Porto Alegre. A apuração aconteceu na tarde desta segunda-feira (06), e premiou, ainda, a Unidos da Vila Isabel, em segundo lugar, e a Imperatriz Dona Leopoldina, na terceira posição. A escola Império do Sol teve a menor nota da Série Ouro, e caiu para a Série Prata. Ao todo, 20 agremiações (10 Ouro e 10 Prata) participaram do desfile, no Complexo Cultural do Porto Seco, na Zona Norte, nos dias 3 e 4.

Com o enredo “Bendita és Tu, Anastácia, Negra dos Olhos Azuis”, a Estado Maior da Restinga homenageou escrava nascida no Brasil, que se tornou símbolo da luta contra o preconceito racial. O desfile foi dividido em quatro setores: África Bantu: O Brilhão Dourado e as Visões do Ifá, Vidas Cativas, Olhos Livres, Negra, Escrava, Deusa: O Poder do Axé e Bendita és Tu, Anastácia! Bendita Seja Toda Mulher Negra!

Tu viu?

Eleições suplementares: Adair Cardoso (PDT) é eleito prefeito de Capão do Cipó
Uma vaga nas semifinais e rebaixamento: o que está em jogo na última rodada do Gauchão Ipiranga

Apuração

A apuração, marcada para às 14h, no Porto Seco, atrasou, e só foi ter início perto das 16h. Os 24 jurados avaliaram oito quesitos: bateria, samba-enredo, harmonia, tema-enredo, fantasia, evolução, mestre-sala e porta-bandeira, e alegorias.

Pontuação final da Série Ouro – Carnaval de Porto Alegre

  • 1ª Estado Maior da Restinga – 160
  • 2ª Unidos de Vila Isabel (Viamão) – 160
  • 3ª Imperatriz Dona Leopoldina – 159,9
  • 4ª  Bambas da Orgia – 159,9
  • 5ª Imperadores do Samba – 159,8
  • 6ª Acadêmicos de Gravataí (Gravataí) – 159,7
  • 7ª Realeza – 159,6
  • 8ª União da Vila do IAPI – 159,5
  • 9ª Fidalgos e Aristocratas – 159,4
  • 10ª Império do Sol (São Leopoldo) – 159,4 (rebaixada)

Como as duas primeiras colocadas tiveram a mesma nota, o critério de desempate foi a consideração das pontuações descartadas — a menor nota atribuída entre as três de cada quesito. A Estado Maior da Restinga teve 9,9 pontos no quesito fantasia, enquanto Unidos de Vila Isabel teve 9,9 pontos em harmonia, fantasia e mestre-sala e porta-bandeira. Na somatória final, essas notas são cortadas. 

Série Prata – Carnaval de Porto Alegre

A Copacabana venceu a série Prata, com 159,9 pontos e, assim, passa a fazer parte do grupo Ouro em 2024. Em segundo lugar, a Academia de Samba Praiana conquistou 159,8 pontos e, em terceiro, a Unidos da Vila Mapa teve 159,3 pontos. 

Carnaval de Porto Alegre 2023

O evento no Porto Seco, na Zona Norte de Porto Alegre, aconteceu nos dias 3 e 4 de março. A novidade deste ano  foi a integração de escolas de samba da Região Metropolitana ao evento da Capital. Conforme o prefeito, a decisão buscou resgatar o protagonismo que o Carnaval da Grande Porto Alegre já teve no passado.

Neste ano, foram oferecidos ingressos gratuitos, de arquibancada, para a população. Segundo a prefeitura, isso não ocorria há, pelo menos, dez anos. A distribuição do primeiro lote, com 10 mil bilhetes, começou em 17 de fevereiro, e terminou em menos de 24 horas. A segunda leva de ingressos sem custo, também se esgotou rapidamente.

Outra novidade deste ano foi a transmissão do desfile, ao vivo, pela TVE. A transmissão foi feita em parceria com a plataforma Cubo Play, durante os dois dias de festa.