Torcedores do Atlético de Madrid simulam enforcamento de Vini Júnior com boneco

Foto: Divulgação/Real Madrid

O atacante do Real Madrid Vinícius Júnior, que tem sofrido repetidos episódios de injúria racial, foi novamente vítima de ataques nesta quinta-feira (26). A torcida do Atlético de Madrid pendurou um boneco pelo pescoço em uma ponte vestindo o uniforme do brasileiro. 

Tu viu?

Mano Menezes desabafa sobre atuação de Alemão na temporada

Renato classifica como “palhaçada” postura do Brasil-Pel; Zimmermann reage dizendo que se inspirou no técnico do Grêmio

Além disso, torcedores estenderam uma faixa com a frase “Madrid odeia o Real”, um lema da torcida do Atlético. As duas equipes vão se enfrentar na tarde desta quinta-feira às 17h (Horário de Brasília), pela Copa do Rei e essa seria a possível motivação para a provocação. Entretanto, através de uma nota oficial, o Atlético de Madrid condenou o ato dos torcedores.

Nota oficial do Atlético de Madrid condena ações feitas pela torcida

Fatos assim são absolutamente repugnantes e inadmissíveis e constrangem a sociedade. A nossa condenação de qualquer ato que atente contra a dignidade de pessoas ou instituições é contundente e categórica. 

A rivalidade entre os dois clubes é máxima, mas também o respeito. Nenhum indivíduo, quaisquer que sejam suas intenções ou cores, pode manchar a convivência entre diferentes torcidas. É responsabilidade de todos evitá-lo. 

Desconhecemos o autor ou autores desse ato desprezível, mas o anonimato não isenta sua responsabilidade. Esperamos que as autoridades possam esclarecer o ocorrido e que a justiça ajude a banir esse tipo de comportamento.” publicou o clube. 

Real Madrid se manifesta sobre o caso

O Real Madrid também se manifestou e pediu punição aos torcedores envolvidos no caso. “O Real Madrid C.F. agradece o apoio e as manifestações de carinho recebidas após o lamentável e repugnante ato de racismo, xenofobia e ódio contra o nosso jogador Vinicius. 

Manifestamos a nossa mais firme condenação a acontecimentos que atentam contra os direitos fundamentais e a dignidade das pessoas, e que nada têm a ver com os valores que o futebol e o desporto representam. 

Estas agressões como as que sofre agora o nosso jogador, ou as que qualquer atleta pode sofrer, não podem ter lugar numa sociedade como a nossa. 

O Real Madrid está confiante de que expurguem todas as responsabilidades daqueles que participaram de um ato tão desprezível.” publicou. 

A entidade que organiza o Campeonato Espanhol, Laliga, também pediu punições aos responsáveis. “Condenamos energicamente os atos de ódio contra Vinicius Junior. A intolerância e a violência não cabem no futebol. Como em ocasiões anteriores, LaLiga vai exigir a investigação dos responsáveis, solicitando as sanções penais mais severas”, publicou a instituição.

Vinicius já havia sido alvo de cânticos racistas feitos pela torcida do Valladolid no início deste mês. Após o caso, uma denúncia foi aberta para a Procuradoria de Crimes de Ódio e outra para o Comitê de Competições da federação espanhola de futebol (RFEF) e na Comissão Estatal contra a Violência, Racismo, Xenofobia e Intolerância no Esporte. A investigação está sendo feita, através de imagens e sons publicados em redes sociais.