Saudades da Copa? Confira os detalhes da próxima edição, em 2026

Foto: Divulgação/Fifa

A Copa do Mundo de 2026 já está definida com data e local. O Mundial será sediado em três países da América do Norte: Canadá, Estados Unidos e México. Depois de ser disputada entre novembro e dezembro neste ano devido ao calor do Catar, a competição voltará para os meses de junho e julho. A mudança será no formato da Copa, já que a Fifa escolheu incluir mais 16 seleções, além de acrescentar grupos e jogos.

Tu viu?

Casamento do Casimiro tem hino do Vasco, Péricles e Juninho Pernambucano indo à loucura

Argentinos vão à loucura recebendo seleção campeã da Copa; veja comemorações

Data e local

Ao todo, serão 16 cidades diferentes que receberão jogos do Mundial. Onze estádios nos Estados Unidos sediarão a Copa, três no México e dois no Canadá. A estreia da Copa está marcada para 8 de junho e deve ter encerramento no dia 3 de julho, se não houver alterações.

Sedes:

Estados Unidos: Atlanta, Boston, Dallas, Filadélfia, Houston, Kansas City, Los Angeles, Miami, Nova York/Nova Jersey, São Francisco, Seattle. 

México: Cidade do México, Guadalajara Monterrey. 

Canadá: Toronto e Vancouver 

48 seleções

Essa edição vai marcar a primeira vez na história em que 48 seleções vão disputar a Copa. A ideia da mudança foi feita pela Uefa e acatada pela Fifa, com o objetivo de atrair mais visibilidade, tanto financeiramente como esportivamente. 

As vagas serão ampliadas para as ligas dos continentes África, Ásia, Américas do Norte, do Sul e Central e Europa. O torneio receberá 16 novas datas e aumentará o número de jogos de 64 para 80. 

Ásia (AFC) – 8 vagas diretas e 1 para repescagem 

África (CAF) – 9 vagas diretas e 1 para repescagem 

América do Norte, Central e Caribe (Concacaf) – 6 vagas diretas e 2 para repescagem 

América do Sul (Conmebol) – 6 vagas diretas e 1 para repescagem

Oceania (OFC) – 1 vaga e 1 para repescagem 

Europa (Uefa) – 16 vagas diretas 

Formato do Torneio

Até o momento, a Fifa não divulgou oficialmente o novo formato com o acréscimo de 16 seleções. A ideia que já foi comentada por membros da entidade é ter 16 grupos de três seleções – hoje, são oito grupos de quatro equipes.

As duas melhores colocadas de cada grupo avançam para a fase de mata-mata, com 32 equipes. O número de jogos do torneio aumentaria de 64 para 80. Porém, os finalistas ainda jogariam apenas sete vezes ao longo da disputa.

Apesar deste modelo ser o favorito para os membros da Fifa, ainda não há confirmação oficial sobre o modelo.