Incêndio no Taim foi o maior da história da Estação Ecológica

Bombeiros serão enviados para reforçar o combate ao incêndio no Taim. Fogo consome a estação ecológica desde segunda-feira (12)
Foto: Divulgação/ICMBio

O incêndio que atingiu a Estação Ecológica do Taim (RS), em Santa Vitória do Palmar, no extremo sul do estado, foi extinto no último sábado (17). A estação de conservação ambiental foi consumida por um incêndio provocado por um raio, próximo à BR-471, que liga o Brasil ao Uruguai.

Conforme o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pelo monitoramento, que realiza o serviço através de imagens de satélites, o incêndio foi o maior já registrado na região. Segundo o último monitoramento feito pela Divisão de Informações Geoespaciais e Monitoramento do ICMBio, realizado nesta segunda-feira (19), a área atingida pelo fogo foi de 11.928,84 ha. O valor corresponde ao município de Arroio do Sal, no litoral gaúcho.

Tu viu?

Semana do Natal começa com chuva na maior parte do RS

Hospital Presidente Vargas pede doações de leite materno em Porto Alegre

Dos 33 mil hectares da reserva ambiental criada em 1986, mais de 30 % foi queimado. O incêndio é o maior da história da Estação Ecológica do Taim, que tinha o recorde registrado em 2013, com 5,6 mil hectares atingidos.

Os brigadistas do instituto seguem no local realizando o monitoramento da área. Até o momento, 9 pontos de concentração de fauna foram vistoriados e não houve registros de animais feridos ou mortos.

Sete servidores da Estação Ecológica do Taim e outros cinco da Floresta Nacional de Passo Fundo estiveram em combate contra o fogo, contando com o apoio terrestre de bombeiros militares do RS, apoio aéreo de dois helicópteros da Brigada Militar e da Polícia Civil.

Video: ICMBio

Como o incêndio do Taim foi extinto

Com o avanço das chamas, na sexta-feira (16) o Corpo de Bombeiros do RS deslocou um efetivo maior para auxiliar no combate ao incêndio. A ação totalizou cerca de 60 servidores.
Como o terreno era de difícil acesso, o combate ao fogo foi dificultado e os bombeiros precisaram de um esforço maior para chegar próximo ao local do incêndio.
Após um dia de combate ao fogo, o Corpo de Bombeiros Militar e o ICMBio constataram que todos os focos de incêndio na Estação Ecológica do Taim foram extintos. Mesmo que os focos tenham sido extintos, os combatentes permaneceram no local efetuando o monitoramento e o acompanhamento da área.
A operação foi encerrada oficialmente na manhã de sábado (17), após uma análise do local com o uso de aeronaves e a comprovação de que o incêndio tinha sido extinto.

Combate aos focos de incêndio no Taim

Como trata-se de uma área de banhado, o fogo foi combatido pelos flancos, com o objetivo de não entrar em propriedades vizinhas. Confira o mapa atualizado nesta segunda-feira (19), após a extinção do incêndio. A área atingida está marcada em vermelho:

ICMBio

Umidade do solo deve permitir rápida recuperação após incêndio do Taim

A equipe do ICMBio monitorou que o fogo está atingindo a parte seca da vegetação e não vai atingir as raízes que estão protegidas pela umidade ainda existente no solo, o que deve permitir uma rápida recuperação das plantas. O instituto constatou ainda que há “ilhas” de refúgio para fauna. Confira as imagens do incêndio:

Conheça o Taim

A Estação Ecológica do Taim é uma unidade de conservação administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação de Biodiversidade (ICMBio), nos municípios gaúchos de Rio Grande e Santa Vitória do Palmar. A unidade fica numa estreita faixa de terra entre o Oceano Atlântico e a Lagoa Mirim. 

Os banhados do Taim apresentam diversificados ecossistemas e são casa de pelo menos 30 espécies diferentes de mamíferos e 250 aves. O destaque fica para animais como martim-pescador, cisne-de-pescoço-preto, marrecão, tartaruga, capivara, ratão-do-banhado, cachorro do mato, lontra e jacaré-de-papo-amarelo.