Marrocos como sede, edição feminina e novo formato com 32 times: veja novidades do Mundial de Clubes

Foto: Divulgação/FIFA

Após um longo período de indefinição, a Fifa anunciou que o Mundial de Clubes de 2023 será sediado no Marrocos e disputado entre os dias 1º e 11 de fevereiro. O torneio terá como principais clubes o Flamengo e o Real Madrid, com a possibilidade de ser a última vez organizado da forma tradicional. Além da sede e das datas, a federação também anunciou a criação de um Mundial feminino.

Tu Viu?

Federação Marroquina de Futebol entra com recurso sobre arbitragem após eliminação para França

Maior contratação da história do Grêmio não deve ficar no clube em 2023 

Mundial de Clubes 2023

Ao todo, sete times disputam o Mundial, sendo cinco deles já definidos: Real Madrid (campeão da Champions League), Flamengo (campeão da Libertadores), Seattle Sounders (campeão da Concacaf), Auckland City (campeão da Oceania) e Urawa Red Diamonds. O Urawa, clube japonês, é o atual campeão do leste asiático e deve ganhar a vaga de representante do continente, já que a decisão na Ásia deve ocorrer depois do mundial.

O torneio ainda deve contar com a presença do Raja Casablanca, clube marroquino vencedor da Liga dos Campeões da CAF. Por ser também campeão do país sede, que ganha uma vaga para o clube vencedor da liga doméstica, o vice-campeão da África, o Al-Ahly (Egito) deve ficar com a vaga.

Apesar da definição do local e do período dos jogos, a FIFA ainda não divulgou as datas das partidas e os locais. A Recopa Sul-Americana, disputada entre Flamengo e Independiente del Valle, seria disputada no mesmo período e terá a data alterada.

Novo formato a partir de 2025

Um dos desejos antigos de Gianni Infantino, presidente da FIFA, era a alteração do formato do Mundial de Clubes. Com uma proposta inicial em 2019 de ser organizado a cada 4 anos, reunindo 24 clubes, a ideia não foi para frente por conta da pandemia de Covid-19.

Contudo, em anúncio nesta sexta-feira (16), a federação divulgou que a ideia de remodelar o mundial foi retomada e que, a partir de 2025, o torneio terá um novo modelo. Realizado a cada 4 anos, passará a ser composto por 32 equipes. Apesar de um tamanho consideravelmente maior que o formato anterior, Infantino garantiu que: “Deixamos lugar para Copa América e Euro, conscientes da saúde dos jogadores. Não queríamos sobrecarregar o calendário“.

As gurias também, tchê!

Além da definição da edição do mundial do próximo ano e o anúncio do novo formato, a FIFA também anunciou a realização da primeira disputa do Mundial de clubes feminino. A decisão vem após anos de pressão externa, até por parte das confederações. A UEFA e a Conmebol já haviam argumentado a favor de um encontro entre as campeãs dos seus respectivos torneios e agora terão ainda times de outros continentes para a disputa.

Apesar do grande progresso que a decisão representa, a FIFA não deu muitos detalhes sobre a organização do mundial. A entidade não divulgou o formato do torneio, quantas equipes participarão e tampouco possíveis datas.