Dia de Luta contra a AIDS: Porto Alegre promove testagem na Praça da Alfândega

Dia de Luta contra a AIDS: Porto Alegre promove testagem na Praça da Alfândega.
(Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Até às 16h desta quinta-feira (01), moradores da Capital vão poder fazer testes de HIV, Sífilis e Hepatites B e C na Praça da Alfândega, no Centro. A ação, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, é motivada pelo Dia Mundial da Luta Contra a Aids.

Os atendimentos ocorrem no ônibus do projeto Fique Sabendo, estacionado próximo ao Memorial do Rio Grande do Sul. Quem tiver o resultado positivo, vai receber instruções e ser encaminhado para tratamento. Além disso, serão distribuídos preservativos, gel lubrificante e orientações sobre prevenção. 

Tu viu?

Presidio de Alegrete não pode receber novos presos
Homem invade casa, bebe vinho e é encontrado dormindo pela proprietária em Santiago

As doenças

Hepatite B

A Hepatite do tipo B pode causar sintomas como febre, fadiga, perda de apetite, náuseas, vômitos, dor abdominal, urina escura, dor nas articulações e cor amarelada na pele ou nos olhos.

Hepatite C

Hepatite do tipo C pode causar mal-estar, náuseas, vômitos, dor muscular, cansaço excessivo, perda de peso e pele amarelada.

Sífilis 

Se não for tratada logo que descoberta, a sífilis pode comprometer vários órgãos, como olhos, pele, ossos, coração, cérebro e sistema nervoso. Durante a gestação, a doença pode prejudicar a formação dos bebês, e até levá-los à morte.

HIV

O HIV, quando se manifesta, pode causar sintomas como febre, aparecimento de gânglios, crescimento do baço e do fígado, alterações elétricas do coração e/ou inflamação das meninges, nos casos graves.

A AIDS, doença causada pelo vírus, ataca o sistema imunológico dos infectados, deixando o organismo frágil e suscetível a outras complicações. Os sintomas podem demorar para aparecer, dependendo do sistema imunológico. Por isso, é comum vermos pessoas que são portadores do vírus, mas não desenvolveram a doença, e não apresentam nenhum sintoma. Não há cura para a AIDS.

O HIV em Porto Alegre

Conforme o Ministério da Saúde, Porto Alegre é a segunda capital do País com maior taxa de detecção de Aids, com 41,9 casos a cada 100 mil habitantes, o que significa três vezes o índice nacional. A Capital também aparece, em primeiro lugar, na detecção de grávidas com HIV, com 17,1 casos a cada mil nascidos vivos. Já no que se refere ao índice de mortalidade, os números de Porto Alegre são seis vezes maiores que os do Brasil, e três vezes maiores que a média do Estado.

A prefeitura oferece tratamento para pessoas diagnosticadas com o vírus HIV, além dos pacientes com AIDS, desde 2014. Testes para doenças sexualmente transmissíveis, orientações e preservativos estão disponíveis, normalmente, nas 132 unidades de saúde e no Serviço de Atendimento Especializado Santa Marta, localizado na Rua Capitão Montanha, 27, no Centro Histórico. 

Dezembro Vermelho

O Dezembro Vermelho é uma campanha que marca uma grande mobilização nacional contra o vírus HIV. A data chama atenção para a prevenção, assistência e proteção dos direitos das pessoas infectadas. A campanha ajuda a esclarecer a importância dos exames de rotina, e do tratamento adequado para que a pessoa viva com o vírus sem desenvolver a doença.

Serviço

O quê? Testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, detecção e encaminhamento para tratamento de infecções sexualmente transmissíveis;

Quando? Quinta-feira, 1º de dezembro, das 9h às 16h;

Onde? Praça da Alfândega, Centro Histórico de Porto Alegre.