Pizza com erva-mate, moranga e pinhão é escolhida como prato típico de Porto Alegre

Pizza de erva-mate, pinhão e salame colonial venceu o concurso Mistura Típica,
Foto: Divulgação/Abrasel

Esqueça todos os padrões culinários estabelecidos até aqui. Nada de costela assada ou arroz de carreteiro. A comida que representa Porto Alegre também é conhecida por todos, mas dessa vez levou um tempero especial.  Uma receita de pizza, montada para enaltecer os ingredientes da cultura da capital dos gaúchos, foi a vencedora do concurso Mistura Típica. O prato de Tainan Sansigolo utilizou erva-mate, pinhão e salame colonial para conquistar o título “Porto Alegre no Prato”, que busca homenagear os 250 anos da capital gaúcha. 

Tu viu?

9ª Quinzena do Pêssego acontece até 9 de dezembro em Pelotas
Inseticida de bergamota recebe prêmio estadual de inovação

A definição ocorreu na semana passada, na cozinha do curso de Gastronomia da Unisinos, em evento realizado pela Associação de Bares e Restaurantes Seccional Rio Grande do Sul (Abrasel no RS). Na categoria amador, a vencedora foi Izabel Cristina Dias Silvano, que fez um bolo com amora silvestre.

Nesta edição do concurso Mistura Típica, os participantes deveriam montar pratos com uso de dois ou mais ingredientes de uma lista que remeta elementos culturais, simbólicos, sociais ou históricos da capital, definidas com base na pesquisa bibliográfica realizada pelo curso de gastronomia da Unisinos. São eles: pinhão, erva mate, trigo, café, aipim, chocolate, cerveja, plantas alimentícias não convencionais (Panc), charque, milho crioulo, carnes, peixes e charcutarias em geral.

Esta é a segunda edição do concurso e entre os diferenciais está a valorização da cultura local, dos produtos regionais e a ideia de oferecer à cidade um prato que conte suas histórias, memórias e patrimônios alimentares. Os dez finalistas, sendo cinco amadores e cinco profissionais, produziram seus pratos ao vivo, no dia do concurso.

Conheça as receitas da pizza e do bolo

Na categoria profissional, o prato campeão da competição foi de Tainan Sansigolo, com uma baita receita de pizza: 

Pizza com infusão de erva mate na massa, cobertura composta de um creme de moranga cabotiá, almeirão, queijo colonial, salame colonial, redução de butiá com laranjinha kinkã e lâminas de pinhão. 

Na categoria amadora, a vencedora foi Izabel Cristina Dias Silvano, com a receita de um bolo especial: 

“Naked Cake do 4° Distrito”, bolo com amora silvestre, morango e nata.

Fotos: Divulgação/Abrasel