Inseticida de bergamota recebe prêmio estadual de inovação

Escola de Santa Maria produziu inseticida a base de bergamota eficaz contra o mosquito da dengue
Foto: Reprodução/Instagram

Muito mais do que uma fruta saboreada durante as “lagarteadas” em pleno sol tímido do inverno gaúcho, a bergamota virou arma contra a dengue e já foi reconhecida em concurso estadual. Chamado de Bergacida, o produto que auxilia no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, foi o vencedor do Prêmio Inovação Sinepe/RS 2022, realizado nesta sexta-feira (25). O inseticida natural produzido por estudantes do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Marista Santa Maria, em Santa Maria, no centro do estado, utiliza como base a casca da bergamota. Produzido pelo projeto de iniciação científica da escola, o Bergacida é capaz de eliminar a larva do mosquito em 20 minutos e na fase mais avançada da larva completa a ação em 4 minutos. Os estudantes realizaram vários testes, durante cerca de um ano de pesquisa, até chegar nas proporções corretas para a eficácia do produto. 

Tu viu?

Jovem caxiense é encontrado em hospital da Argentina após 52 dias

Recenseador, porteiro e operador de telemarketing: confira mais de mil vagas disponíveis no Sine de Porto Alegre

De acordo com a educadora de Química e orientadora da pesquisa, Josiéli Siqueira, para sintetizar o produto as estudantes ferveram a casca de bergamota com água e, após, fizeram a extração da substância adicionando álcool etílico. “A casca da bergamota possui naturalmente propriedades antibacterianas e antif​ungicidas, o que, somadas às propriedades do álcool potencializa a sua eficácia (PH em torno de 5) no combate ao Aedes aegypti, tanto no estágio de pupa (mais avançado), quanto da larva. Os testes mostraram que com apenas uma borrifada do Bergacida foi possível matar a pupa em cerca de 4 minutos, e a larva, em 20 minutos”, explica Josiéli. A experiência foi realizada com larvas do Aedes aegypti coletadas em cemitérios da cidade com apoio de agentes de saúde locais.

Como fazer o inseticida em casa?

Além do processo realizado em laboratório, a pesquisa realizada pelos alunos também resultou em uma receita caseira do Bergacida. Os ingredientes são: água, cascas de bergamota e vinagre de álcool. Para extrair o inseticida natural basta ferver cascas de cinco bergamotas médias em ½ litro de água por 10 minutos. Depois deixar o conteúdo esfriar e retirar as cascas, deixando apenas o líquido. Por fim, acrescentar 5 colheres de sopa de vinagre de álcool e colocar em um borrifador. “A combinação nestas proporções extrai as propriedades da bergamota e resulta em uma acidez perfeita para matar a pupa e a larva do mosquito da dengue”, comenta a estudante Ana Carolina de Souza.

Inseticida foi oferecido para uso na cidade

As estudantes e representantes do Colégio Santa Maria disponibilizaram o produto sintetizado para análise da Vigilância em Saúde do município. A ideia é que o Bergacida possa ser distribuído amplamente para uso doméstico, a fim de complementar o combate à dengue e outras doenças causadas pelo Aedes aegypti em Santa Maria. O foco do produto é a prevenção, evitando que as larvas se transformem no mosquito.

Que prêmio é esse?

Doze projetos de escolas particulares foram premiados pelo Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe/RS), na noite de sexta-feira (25).  O Prêmio Inovação foi criado em 2002 e a entrega das homenagens desta edição aconteceu no Teatro da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre. Instituições de ensino de todo o Estado inscreveram projetos nas categorias Comunicação e Marketing, Gestão Institucional, Estudante Protagonista e Responsabilidade Social. Ao todo, 85 trabalhos concorreram à premiação que valoriza o envolvimento dos alunos na preparação dos projetos que impactam na aprendizagem e desenvolvimento.