9ª Quinzena do Pêssego acontece até 9 de dezembro em Pelotas

Foto: Gustavo Vara/Prefeitura de Pelotas

__________________________________________________

A 9ª Quinzena do Pêssego, em Pelotas, na Região Sul, iniciou na última sexta-feira (25) e se estenderá até o dia 9 de dezembro. Além das tradicionais bancas espalhadas pela cidade para a venda da fruta, o ponto alto do período de 15 dias será no domingo (4), quando acontece a Festa Municipal do Pêssego. 

A cerimônia de abertura oficial aconteceu na sexta-feira, no largo do Mercado Público, e contou com representantes de instituições e entidades participativas em relação à cultura. A fala que mais chamou a atenção foi a do presidente da Associação de Produtores de Pêssego da Região de Pelotas, Mauro Scheunemann, que comentou que a quebra da safra, neste ano, chega a 40% para alguns produtores, índice considerado significativo. Isto quer dizer que houve uma grande redução no que estava previsto da produtividade, principalmente devido às mudanças climáticas. 

Tu viu?

Com vitória sobre a Suíça, Brasil tem seu melhor início de Copa desde 2010
Porto Alegre no ranking das 50 melhores pizzarias do mundo

A colheita do pêssego começou em outubro e segue até janeiro. A cidade de Pelotas é a maior produtora da fruta para a indústria do Brasil, movimentando aproximadamente R$ 200 milhões. Atualmente, cerca de 1,2 mil famílias dedicam-se ao plantio, somente esse recorte gera cerca de seis mil empregos no campo.

Feiras e festa

A Feira Municipal do Pêssego se estenderá até o dia 9 de dezembro e oferece pontos de comercialização diretamente do produtor ao consumidor. Estão disponíveis, além da fruta in natura, cuca, geleia, pessegada, suco e outros produtos coloniais com a fruta. 

No domingo dia 4 de dezembro, não haverá bancas na cidade. Os produtores estarão na Festa Municipal do Pêssego, que será realizada na Vila Nova, 7º distrito, Quilombo, a partir das 9h, aberta ao público. A entrada é franca, somente com cobrança da taxa de estacionamento, de R$ 10,00 por veículo, independentemente do número de pessoas. Quem preferir poderá optar pelo transporte coletivo, com saída do terminal da colônia, à rua General Neto, em dois horários, às 8h40min e às 13h, passando pela avenida Fernando Osório, com retornos previstos para as 17h10min e 18h. 

Locais e dias para encontrar as bancas

De segundas a sábados – Largo do Mercado Central 

Segundas-feiras – Avenida 25 de Julho (Frente ao condomínio Terra Nova)

Terças e sextas-feiras – Avenida Dom Joaquim esquina rua Gonçalves Chaves

Quartas-feiras – Avenida Fernando Osório, entrada da Lindoia

Quintas-feiras e sábados – Avenida Senador Salgado Filho ( Frente a Havan)

Sábados e domingos – Laranjal – avenida Antônio Augusto Assumpção Júnior, esquina avenida Rio Grande do Sul, e nas proximidades do Trapiche