Gaúcho se classifica para Mundial de Strongman e busca ajuda financeira para tentar título inédito ao Brasil

Foto: Acervo Pessoal

_____________________________________________________________

Um atleta de Jaguarão, na Região Sul, está entre os dez homens mais fortes do mundo e agora busca coroar sua trajetória com um título inédito ao Brasil. Através do Atletismo de Força, conhecido em competições como Strongman, Rodrigão Gomes tem ocupado o primeiro lugar nos pódios em diversos países. Considerado o homem mais forte da América do Sul, buscará agora o lugar mais alto no Mundial da modalidade. Para isso, Rodrigo precisa de ajuda financeira para poder ir a Inglaterra, sede do evento.

Ficar entre os 10 melhores do mundo em qualquer esporte não é para qualquer um. O orgulho se torna ainda maior quando a classificação vem em uma disputa com mais de dois mil participantes, de 32 países, que entendem do assunto. Rodrigão Gomes sabe bem o que é isso. Participante de competições de Strongman desde 2018 carrega consigo 10 vezes o título de campeão e um vice.

A modalidade que pratica, o atletismo de força, é conhecido em competições como strongman ou strength athlete, tradução em inglês de atleta de força. Neste esporte competidores buscam demonstrar sua força e resistência através de uma série de testes, de diferentes formatos. Os competidores são divididos por categorias, a depender de peso, ou idade. 

Rodrigo, compete na categoria Master, para atletas acima de 40 anos. Em seus quatro anos como competidor soma tricampeonato Sul Americano, Bicampeonato uruguaio, além de ter sido campeão na Argentino, campeão Mister Olimpia e campeão Arnold South American – o maior evento multiesportivo do mundo. 

A única vez que em que viu a segunda colocação em uma competição foi no ano passado, em na Bolívia, quando uma desidratação atrapalhou seu desempenho.

Persistência

Nas seletivas para o Mundial no ano passado, Rodrigão ficou entre os primeiros 24 competidores, porém somente os dez primeiros se classificam para a disputa. O resultado não fez com que Rodrigo desistisse. Com mais experiência neste ano ingressou no seleto grupo. 

“Pra mim é muita felicidade, pois eu treino em condições precárias, adaptadas no fundo da minha casa. Não tenho apoio do governo, nem patrocínio, pessoas físicas que me ajudam. Foi muito tempo de preparação e dedicação para chegar até aqui”, contou Rodrigão em conversa com O Bairrista.

Com equipamentos feitos pelo próprio atleta, Rodrigo conta com a ajuda da esposa, que o auxilia diretamente nos treinos diários, e do técnico que mora em São Paulo e o orienta através do Whatsapp.

Próximo objetivo

Para participar do Mundial de Strogman, em Londres, na Inglaterra, que acontecerá entre os dias 28 e 30 de julho de 2023, e ir em busca do título inédito ao Brasil, o custo inicial envolvendo locomoção, estadia, alimentação e passagens girava em torno de R$30 mil. 

Embora tenha recebido ajuda financeira, através de um patrocínio de um amigo que lhe pagará as passagens de ida e volta, Rodrigão ainda precisa arrecadar R$15 mil para ir à competição.

Para ajudar o atleta, uma vakinha online foi criada. Doações em dinheiro também podem ser feitas através do pix. Além de dinheiro, Rodrigão afirma que ajuda como alimentos, suplementos ou materiais de treino também são bem vindos.