MTG escolhe novo presidente no dia 3 de dezembro

MTG escolhe novo presidente e coordenadorias no dia 3 de dezembro
Foto: Divulgação/MTG

O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) vai realizar sua Assembleia Geral Eletiva no dia 3 de dezembro. Desta vez, de forma inédita, a escolha do novo presidente e das coordenadorias vai ocorrer de forma regionalizada. O pleito acontece no dia 3 de dezembro, das 9h às 16h, nas 30 regiões tradicionalistas distribuídas pelo Rio Grande do Sul. A informação foi confirmada pelo edital de convocação, publicado em 13 de outubro e divulgado nas redes sociais da entidade. 

Tu viu?

Morre Erasmo Carlos aos 81 anos

Repórter é assaltada no Catar e polícia pede que ela decida a punição

O prazo para inscrições das chapas, conforme determinação do MTG, se encerrou na última sexta-feira (18). Duas chapas foram inscritas e concorrem ao cargo mais alto da entidade. O requisito para os patrões ou associados realizarem o voto para presidente é de que a carteira tradicionalista e entidade estejam em dia com as anuidades junto ao MTG. Já para os votos nos coordenadores, as entidades precisam ter comprovação de 75 % de presença nos Encontros Regionais de Patrões. São cerca de 1700 entidades filiadas em dia com as anuidades.

Quem são os candidatos na eleição do MTG?

Manoelito Carlos Savaris: O atual presidente do MTG, comandou a entidade por outras três vezes e  concorre na chapa ‘Pelos Laços da Tradição’. Manoelito nasceu em Guaporé, é Tenente Coronel da Reserva e formado pela Academia de Polícia Militar de Porto Alegre. Foi oficial da Brigada Militar de 1976 até 2003. Fez Licenciatura Plena em História em 1994, na Universidade de Caxias do Sul e Pós-graduação em Segurança do Trânsito. 

A chapa ressalta que teve 100% das metas cumpridas na atual gestão. Se sair vencedora do pleito, pretende buscar inserção do tradicionalismo gaúcho como destinatário de verbas advindas de programas federais de incentivo à cultura, com a necessária qualificação das entidades tradicionalistas filia meta principal da gestão seria fortalecer o conceito do gaúcho como “um homem de a cavalo”, através dos cursos, palestras atividades que envolvam o público jovem.

Valmir Böhmer: Integrante da chapa ‘Juntos somos um novo sentido’, Valdir é natural de Cruz Alta e foi vice-presidente artístico e conselheiro do MTG em 2019. O Bacharel em Direito pela Universidade da Região da Campanha (Urcamp) iniciou no tradicionalismo há 34 anos quando foi morar em Santa Maria. Ele foi assessor jurídico na Coordenadoria Regional da 13ª RT entre 2011 e 2017.

A chapa pretende dar representatividade a praticamente todas as regiões tradicionalistas e afirma que não terá como critério as amizades, mas sim as competências e qualificações de cada um. Além disso, destaca o comprometimento com o protagonismo feminino. Valdir promete uma gestão aberta, sem entraves, transparente, que estará caminhando ao lado das entidades e oferecendo a estrutura do MTG.

Como funciona o voto por região na eleição do MTG?

Em cada uma das 30 regiões tradicionalistas haverá duas urnas.  Uma para a eleição do Conselho Diretor e Conselho Fiscal do MTG e outra para a escolha da Coordenadoria Regional, Conselho Fiscal Regional e Comissão de Ética Regional. O pleito é realizado conforme o Regulamento Eleitoral do MTG. Os vencedores serão empossados no dia 10 de dezembro. O mandato é válido por dois anos.