Morre Erasmo Carlos aos 81 anos

Cantor e compositor Erasmo Carlos morreu na manhã desta terça-feira (22)
Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

Morreu nesta terça-feira (22) o cantor e compositor Erasmo Carlos, uma das figuras mais marcantes e significativas da Jovem Guarda. O Tremendão, parceiro de Roberto Carlos e Tim Maia desde o início da carreira, passou duas semanas de novembro internado para tratar de uma síndrome edemigênica em um hospital no Rio de Janeiro. Ele recebeu alta, mas voltou a ser internado hoje e não resistiu. A informação foi confirmada pelo Portal Gshow.

Tu viu?

A doença que pode ter causado a morte do artista ocorre quando há um desequilíbrio das forças bioquímicas que mantêm os líquidos dentro dos vasos sanguíneos. Isso é geralmente causado por problemas cardíacos, renais e dos próprios vasos.

Na última sexta-feira (18) , Erasmo Carlos conquistou o Grammy Latino na categoria álbum de rock pelo disco Jovem Guarda e publicou uma comemoração nas redes sociais.

Confira o álbum de Erasmo Carlos premiado com o Grammy Latino:

Carreira de Erasmo Carlos

Cantor, compositor, multi-instrumentista e ator, Erasmo Carlos nasceu em 5 de junho de 1941 no Rio de Janeiro. Na década de 1950, formou com Tim Maia e Roberto Carlos o grupo The Sputniks. Na época, o Tremendão aprendeu a tocar violão com o Síndico. O fato foi lembrado em entrevista para o Fantástico em 2013: “O Tim me ensinou a tocar violão, o ré, o mi e o lá. Eu descobri com esses três acordes que eu podia fazer um monte de música, comecei a fazer minhas músicas, comecei a fazer vocal”, lembrou Erasmo. 

Parceiro de Roberto Carlos na década de 1960, junto com o Rei escreveu diversas músicas, como As curvas da estrada de Santos e Gatinha manhosa.  Com Wanderléa e Roberto, foi um dos principais representantes da Jovem Guarda, movimento cultural brasileiro dos anos 60. O grupo que ditava as tendências musicais, de moda e comportamento da época, contava ainda com Golden Boys, Ronnie Von, Os Vips, Martinha, Celly Campello, Leno e Lilian, Renato e seus Blues Caps, The Fevers, Jerry Adriani, Rosemary, entre outros nomes.

O último trabalho foi lançado em fevereiro de 2021. O álbum “O futuro pertence à… Jovem Guarda” conta com oito canções da década de 1960 e comemorava os 50 anos de carreira.

Ao todo, Erasmo conta com um acervo de 682 músicas próprias e 643 gravações cadastradas no Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição). Os destaques ficam para as canções criadas em parceria com Roberto Carlos, como “É Preciso Saber Viver”, “Eu Te Amo Te Amo Te Amo” e “Caminhoneiro”. As mais gravadas por outros artistas são “Emoções”, “Jesus Cristo”, “Detalhes”, “Nossa Senhora” e “Sentado À Beira do Caminho”.

Amigos prestam homenagens a Erasmo Carlos