Covid-19: Nova subvariante é detectada no RS; Anvisa retoma obrigatoriedade do uso de máscaras em aeroportos 

Foto: Agência Brasil

____________________________________________________

Uma nova subvariante da Covid-19 foi identificada pela primeira vez no Rio Grande do Sul. Trata-se da BE.9, diagnosticada em um morador de Gramado, na Serra Gaúcha. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o homem infectado havia recebido duas doses da vacina contra o coronavírus, mas não os reforços. Assim como a BQ.1, subvariante da Ômicron que já circula no Estado, a BE.9 tem grande taxa de transmissão.

No RS, o número de casos voltou a apresentar crescimento nos últimos dias. Autoridades de saúde acreditam que o aumento está ligado a subvariante BQ.1, uma vez que das 100 amostras positivas recebidas pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), coletadas em novembro, 70% deram positivo para a variante da Ômicron. Em outubro, quando identificado no Estado, ela correspondia a apenas 3% dos casos.

Tu viu?

IPTU de Passo Fundo pode ter desconto de até 20%
Agências do INSS terão horário de funcionamento alterado durante jogos do Brasil

A partir dos números que comprovam o avanço da subvariante BQ.1, o Cevs voltou a recomendar o uso de máscara para idosos, pessoas com comorbidades e aquelas que apresentam sintomas respiratórios, em ambientes fechados. Além disso, reforçou a importância de atualizar o esquema de vacinação com todas as doses de reforço.

Máscara em aeroportos

Diante do aumento de casos também em cenário nacional, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta terça-feira (23) a volta da obrigatoriedade do uso de máscaras em aeroportos e aviões de todo o Brasil. A nota divulgada pelo órgão justifica a decisão afirmando que a mudança considera o cenário epidemiológico da Covid-19 no país. A medida passa a valer a partir da sexta-feira (25). 

Desde agosto, a utilização da proteção facial nesses ambientes era apenas uma recomendação da Agência. Já no início deste mês a Anvisa voltou a reforçar o uso de máscaras especialmente em aeroportos. Com a volta da obrigatoriedade, a população poderá retirar a proteção em ambientes do aeroporto e nas aeronaves somente para hidratação e alimentação.