Eliseu Santos: mandante do crime é condenado a 42 anos de prisão

Acusado de ser o mandante do assassinato de Eliseu Santos

Após julgamento realizado durante a quarta (19) e início de quinta-feira (20), Jorge Renato Hordoff de Mello foi condenado a 42 anos e dois meses de prisão pelo assassinato do médico e ex-secretário de Saúde de Porto Alegre Eliseu Santos. Conforme defendia a promotoria do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), o Conselho de Sentença do Tribunal do Júri de Porto Alegre considerou o réu culpado pelos crimes de homicídio qualificado, adulteração de sinal identificador de veículo automotor e corrupção ativa. Segundo a sentença, ele seria o mandante do crime.

Tu Viu?

De acordo com a acusação, Jorge Renato Hordoff de Mello era sócio da empresa Reação, que fazia a vigilância nos postos de saúde da Capital. A promotora defendeu que o médico foi assassinado por vingança, por não permitir a continuidade da prestação de serviços da empresa.

Como foi o julgamento

O julgamento durou cerca de 20 horas, começou por volta das 9h30min de quarta-feira (19), e se estendeu até às 5h40min da manhã de quinta-feira (20). O Juiz Thomas Vinícius Schons, da 1ª Vara do Júri da Capital, presidiu o Tribunal do Júri, e não concedeu ao réu o direito de apelar em liberdade. Ele decretou também a prisão preventiva de Mello. O Juiz citou as ameaças sofridas por uma das testemunhas do processo e a necessidade de garantia da ordem pública. O réu foi condenado em todas as acusações apontadas pelo Ministério Público, sendo aplicadas as seguintes penas:

  • Homicídio qualificado: 32 anos e 8 meses de reclusão
  • Adulteração de sinal identificador de veículo automotor: 4 anos e 6 meses de reclusão
  • Corrupção ativa: 5 anos de reclusão

Relembre o assassinato de Eliseu Santos em Porto Alegre

O assassinato foi cometido em fevereiro de 2010, na Rua Hoffmann, Bairro Floresta, em Porto Alegre. Eliseu Santos era secretário de Saúde de Porto Alegre e acompanhava a mulher e a filha em um culto religioso, onde participava do batizado de uma cunhada. Ele foi baleado por dois disparos fatais de arma de fogo, em via pública, enquanto entrava em seu carro. Eliseu andava armado e conseguiu atingir os dois homens que o atacaram. Os autores dos disparos se aproximaram em um Vectra roubado, com placas clonadas, que foi incendiado após o crime. Mello seria o mandante do crime.

Mais dois júris estão programados

O júri desta semana foi o segundo de uma série de quatro júris previstos para ocorrer neste ano. Os outros cinco réus deste processo serão julgados em 23 de novembro e 12 de dezembro. Um dos julgados é sócio da empresa Reação.  

Outros três envolvidos na morte de Eliseu Santos já foram condenados em Porto Alegre

Em setembro, o motorista Robinson dos Santos foi condenado a 33 anos de prisão por homicídio qualificado, bando armado (associação criminosa), fraude processual, receptação e adulteração de sinal identificador de veículo automotor. Foi Robinson quem levou os dois executores até o local do crime e ficou aguardando para a fuga. Em 2016, Eliseu Pompeo Gomes e Fernando Junior Treib Krol, apontados pelo MPRS como os executores, foram sentenciados a 27 anos e 10 meses de reclusão pelos mesmos crimes de Robinson.