Renato Portaluppi é indicado a prêmio de melhor treinador

Renato Portaluppi concorre ao premio de Melhor Técnico do Ano
Lucas Uebel/GFBPA

Foram anunciados, nesta quinta-feira (20), os nomes indicados ao Globe Soccer Awards 2022. Desde 2010, a premiação ocorre em Dubai, e distribui homenagens em diversas categorias relacionadas ao futebol. Para a surpresa do torcedor brasileiro – exceto os gremistas – Renato Portaluppi está na categoria de “Melhor Técnico do Ano”. Ele concorre com o português Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, e outros 18 nomes que atuam em clubes da Europa.

Tu viu isso aqui?

A câmera da RBSTV flagrou Renato enquanto mostrava o telefone celular para alguns jogadores, no treino desta quinta-feira (20). Na tela, estava a notícia de sua indicação. O técnico gremista teve um bom desempenho com o Flamengo, no ano passado, quando chegou até a final da Libertadores.

Entre os concorrentes estão treinadores renomados como Carlo Ancelotti, do Real Madrid, Pep Guardiola, do Manchester City, José Mourinho, da Roma, Jürgen Klopp, do Liverpool. Além deles, também disputam o prêmio técnicos emergentes como Xavi, do Barcelona, Unai Emery, do Villarreal, e Mauricio Pochettino, que treinava o PSG.

Mais indicados ao prêmio no Brasil

Nos indicados ao prêmio de melhor clube do ano, três times brasileiros entraram na lista: Athletico-PR, Flamengo e Palmeiras. Além disso, o Brasil também concorre na categoria de influenciadores digitais, com o Luva de Pedreiro. A premiação também escolhe o jogador do ano, agente do ano, diretor desportivo, presidente do ano, jogador emergente e o melhor jornalista.

Que prêmio é esse?

Conhecido como Dubai D’or, é uma premiação de futebol organizada pela European Club Association (ECA) em conjunto com a European Association of Player’s Agents (EFAA), e entregue pela organização Globe Soccer. Os primeiros prêmios foram distribuídos em 2010.


A cerimônia da 13ª edição do Globe Soccer Awards acontece no dia 17 de novembro no deslumbrante Madinat Jumeirah Resort, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A premiação quer mostrar a importância da cidade como a capital do Oriente Médio da indústria global do futebol.

Técnico Renato Portaluppi prepara a equipe

Lucas Uebel/Grêmio

Sob o comando de Renato Portaluppi, o grupo de jogadores gremista realizou, nesta quinta-feira (20), o último treinamento antes da viagem para Recife. O Grêmio enfrenta o Náutico neste domingo, em Pernambuco, em jogo válido pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.

Apenas o aquecimento inicial foi aberto à imprensa e na sequência o treino foi realizado com os portões fechados. Renato encaminhou a equipe que vai a campo, trabalhando questões técnicas e táticas. O Tricolor terá a ausência de Biel, que apresentou uma lesão muscular após o jogo contra o Bahia, mas terá o retorno do zagueiro Kannemann, que estava suspenso na última rodada.

A viagem rumo à capital pernambucana começa às 8h desta sexta-feira. Um treinamento na véspera do jogo ainda está marcado, e deve ser realizado no próprio hotel, às 17h.