Polícia investiga restaurantes em Gramado e Xangri-Lá por suspeita de lavagem de dinheiro

Foto: Divulgação/Polícia Civil

Nesta sexta-feira (22), quatro restaurantes em Gramado, na Serra, e um em Xangri-Lá, no Litoral Norte, foram alvos de mandados de busca e apreensão. A Polícia Civil está investigando o possível envolvimento desses estabelecimentos em um esquema de lavagem de dinheiro ligado a uma facção criminosa. Até o momento, nenhuma prisão foi feita.

Em Gramado, foram cumpridos nove mandados de busca, abrangendo os restaurantes Komendador, Casa Galo, Condado e Contemporâneo, além da residência de um suspeito em um condomínio de luxo, duas holdings e uma empresa de vestuário, segundo o delegado Gustavo Barcellos. Já no Litoral, dois mandados foram executados: um no restaurante Casa Galo, em Xangri-Lá, e outro em um condomínio de luxo em Capão da Canoa.

Os principais suspeitos de envolvimento com a lavagem de dinheiro são Jair de Oliveira, atualmente preso no sistema penitenciário federal, sua filha Camila das Neves de Oliveira, e Maiquel Carlos de Brito Pinheiro, genro de Jair. Além deles, há outros investigados apontados como possíveis “laranjas” do esquema.

O delegado afirma que os suspeitos ainda não apresentaram defesa e serão interrogados durante o curso da apuração. Segundo as autoridades, o esquema de lavagem de dinheiro envolvia a aquisição dos restaurantes e de carros de luxo.

A Polícia Civil obteve autorização judicial para quebrar os sigilos bancário e fiscal de seis indivíduos e nove empresas ligadas ao caso, além de bloquear os bens dos investigados.