Maior vencedor da Copa do Brasil, Cruzeiro é eliminado na primeira fase

Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

A Copa do Brasil, conhecida por suas reviravoltas e surpresas, presenciou mais um capítulo inesperado em sua história: o Cruzeiro, um dos gigantes do futebol brasileiro e o maior vencedor do torneio, foi eliminado pelo Sousa-PB com uma derrota de 2 a 0 já na primeira fase do torneio. Este evento marca a primeira grande zebra da atual edição da competição.

O Bairrista mais perto de ti, vivente! Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!

Dentro de campo, a Raposa teve dificuldades diante do Sousa durante toda a partida e sofreu o primeiro gol aos 44 minutos do segundo tempo. O segundo foi nos acréscimos com a partida prestes a encerrar.

Não é raro ver equipes de grande tradição sendo superadas por times considerados menores na Copa do Brasil. A eliminação do Cruzeiro soma-se a uma lista de ocorrências semelhantes envolvendo clubes do grupo dos 12 grandes do futebol brasileiro. Curiosamente, esta não é a primeira vez que o Cruzeiro deixa o torneio precocemente; em 1990, a equipe foi derrotada pelo Goiás na mesma fase.

Outros clubes tradicionais também já enfrentaram destinos semelhantes em suas estreias na Copa do Brasil. O Internacional foi eliminado duas vezes na primeira partida: em 1990 pelo Criciúma e em 2022 pelo Globo-RN. O Fluminense caiu diante do Linhares-ES em 1994, o Palmeiras foi surpreendido pelo Asa de Arapiraca em 2002, o Botafogo perdeu para a Aparecidense em 2018, e o Grêmio foi eliminado pelo Mirassol em 2022.