Szymon Marciniak, árbitro da final da Liga dos Campeões, pede desculpas por palestra ligada à direita radical

Foto: Divulgação

O árbitro polonês Szymon Marciniak, escolhido para apitar a final da Liga dos Campeões, emitiu um pedido de desculpas nesta sexta-feira (2) devido à sua participação em uma palestra durante um evento de negócios associado à ideologia de extrema-direita em seu país, na última segunda-feira.

“Quero expressar minhas mais profundas desculpas pelo meu envolvimento (no evento) e por qualquer sofrimento ou dano que eu possa ter causado”, disse Marciniak, no comunicado divulgado pela Uefa, o juiz de futebol ainda afirmou que foi “gravemente enganado e que não sabia” das ligações de Slawomir Mentzen com o evento. Mentzen se tornou famoso em 2019 por fazer um discurso aberta e publicamente contra “judeus, gays, aborto, tributação e a União Europeia”.

A UEFA, que chegou a considerar a substituição do árbitro para a grande decisão, decidiu manter Marciniak como o juiz principal do jogo entre Manchester City e Inter de Milão, marcado para o dia 10 de junho, em Istambul, na Turquia.

Em um comunicado oficial, a UEFA informou que aceitou o “profundo pedido de desculpas e o esclarecimento do árbitro” em relação a esse incidente, que foi denunciado pelo grupo antirracista “Never Again” na quinta-feira. Vale destacar que o evento contou com a participação de Slawomir Mentzen, um político polonês considerado um dos líderes do partido de extrema-direita chamado Confederação.

“Eu não sabia que (a conferência) estava associada a um movimento polonês de extrema-direita. Se eu soubesse desse fato, teria recusado categoricamente o convite. Estou empenhado em aprender com essa experiência e garantir que tais lapsos de julgamento não ocorram no futuro”, declarou o árbitro.

A acusação apresentada pelo grupo “Never Again” na quinta-feira (1) despertou preocupação na UEFA, que emitiu um comunicado público. “A UEFA e toda a comunidade do futebol repudiam os ‘princípios’ promovidos pelo grupo mencionado e levam essas alegações muito a sério. Um novo comunicado será divulgado amanhã (sexta-feira), após a análise de todas as provas“, declarou a organização.

Como árbitro da final da Copa do Mundo realizada no Catar em dezembro do ano passado, Marciniak recebeu o apoio do governo polonês e da mídia local, que iniciaram uma campanha ágil para garantir a permanência do árbitro na grande decisão da Liga dos Campeões.