RS registra primeiro caso de gripe aviária em ave silvestre

Foto: Reprodução/RBSTV

O Rio Grande do Sul confirmou hoje (29) o primeiro caso do do vírus H5N1, conhecido como gripe aviária. A detecção do foco foi registrada em aves silvestres, mais precisamente cisnes-de-pescoço-preto, localizadas próximas à Lagoa da Mangueira, no município de Santa Vitória do Palmar, os animais eram oriundos da Estação Ecológica do Taim, na Região Sul Estado. O local está interditado desde a última sexta-feira (28), devido à descoberta de 36 cisnes mortos.

O resultado foi divulgado na noite desta segunda-feira pelo Ministério da Agricultura e da Pecuária (MAPA). A Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), que também confirmou a identificação do foco, afirmou que a presença do vírus da gripe aviária em aves silvestres não afeta a condição do estado e do país como livre de doença. A pasta acrescentou que a identificação do caso não impacta o comércio de produtos avícolas e que “não há risco no consumo de carne e ovos, porque a doença não é transmitida por meio do consumo”.

Desde sexta-feira (28), a entrada de pesquisadores e visitantes na estação está proibida. Ela é uma das maiores áreas ambientais do mundo e a interdição se deu como uma medida de precaução para garantir a segurança, já que o contato com animais contaminados ou mortos pode representar riscos à saúde humana. Equipes estão monitorando as espécies animais que habitam o local.

Na quarta-feira passada (24), foram encontros 36 cisnes-de-pescoço-preto mortos na Lagoa Mangueira, que fica dentro da reserva. A equipe comunicou o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemav) e o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Amostras das aves mortas foram coletadas e encaminhadas para análise pelo MAPA em São Paulo.

Além do caso no RS, outros dois foram confirmados na noite de hoje, em um trinta-réis-de-bando, na cidade do Rio de Janeiro, e em um trinta-réis-boreal, no município de Piúma, no Espírito Santo. Neste mês, ocorreram mortes de aves pela doença no Rio de Janeiro e no Espírito Santo. Na última semana, o Ministério da Agricultura publicou uma portaria declarando estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional devido à detecção da infecção pelo vírus da influenza em aves silvestres.