Butantan começa a desenvolver vacina contra gripe aviária

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O Instituto Butantan está em processo de desenvolvimento de uma vacina contra a gripe aviária. Os trabalhos foram iniciados em janeiro e o instituto está realizando testes com cepas vacinais cedidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O primeiro lote da vacina está pronto para os testes pré-clínicos em laboratório.

O desenvolvimento de uma vacina é um processo demorado e passa por várias etapas. Após os testes pré-clínicos, que avaliam a segurança e o potencial da vacina, são realizados os testes clínicos em humanos, que é a etapa mais longa. Na fase clínica, que requer aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), são analisados a segurança, a eficácia e a eficiência da vacina. Se a vacina apresentar bons resultados na fase clínica, ela é registrada pela Anvisa e somente então pode ser aplicada na população.

O Butantan informou que a vacina começou a ser desenvolvida devido à preocupação de que ela possa se tornar uma nova pandemia. Ontem (22) o governo decretou estado de emergência zoossanitária por 180 dias para intensificar as medidas de controle e prevenção da disseminação do vírus.

O número de casos chegou oito no início desta semana. Não há ainda casos identificados em humanos, mas a ocorrência em aves silvestres já foi registrada no Espírito Santo e Rio de Janeiro. É importante destacar que o Brasil não perdeu o status de “livre de influenza aviária” devido aos casos identificados em aves silvestres, que não afetaram a produção comercial, segundo o Ministério da Agricultura.

Sobre a doença

A influenza aviária, também conhecida como gripe aviária, é uma doença altamente contagiosa causada por um vírus. A transmissão ocorre pelo contato com aves doentes, vivas ou mortas. Embora o vírus não seja facilmente transmitido para humanos, o aumento recente de casos tem alertado as autoridades de saúde em todo o mundo.

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) afirma que as infecções por esse vírus em humanos são raras, mas sempre há risco de casos esporádicos quando o vírus da gripe aviária circula entre as aves. O Ministério da Agricultura publicou uma portaria declarando estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional devido à detecção da infecção pelo vírus da influenza aviária em aves silvestres.

A gripe aviária pode ser grave em humanos, com alta taxa de mortalidade, mas a transmissão de pessoa para pessoa ainda não é sustentada.