Vírus sincicial causa morte de bebê de dois meses em Lajeado

Foto: Divulgação

Um bebê de apenas dois meses de idade faleceu no ontem (28) devido ao Vírus Sincicial Respiratório (VSR) em Lajeado. O pequeno, natural de Arroio do Meio, estava internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Bruno Born há uma semana.

O hospital informou que o vírus causou uma condição chamada bronquiolite no bebê, e seu estado de saúde foi se deteriorando até ocorrer uma parada respiratória.

Essa é a segunda morte de uma criança por esse vírus na cidade este ano no Rio Grande do Sul. Em abril, outro bebê de dois meses faleceu devido ao vírus sincicial. Ele também desenvolveu bronquiolite, que acabou se agravando e levando à sua morte.

Desde o início do ano, o hospital de Lajeado registrou cerca de 22 internações por síndrome respiratória aguda grave, sendo que mais de 60 casos foram provocados pelo vírus sincicial. É importante ressaltar que 95% desses casos afetaram crianças com menos de 5 anos de idade.

A Vigilância Epidemiológica explicou que a vacina contra a gripe não protege contra o vírus sincicial. No entanto, existem tratamentos que podem ajudar na prevenção, especialmente em bebês prematuros, com problemas cardíacos ou pulmonares. Saiba mais sobre o VSR.