Pé de aipim de 112 kg é colhido em Santa Catarina

Pé de aipim gigante foi colhido em Pomerode, Santa Catarina. A planta foi retirada em 19 de abril, pesando 112 quilos e medindo 2,3 metros
(Crédito: Raphael Carrasco/Jornal de Pomerode)

Um pé de aipim gigante foi colhido em Pomerode, Santa Catarina. A planta, com duas grandes raízes, foi retirada do solo em 19 de abril, pesando 112 quilos e medindo 2,3 metros. Segundo o dono da propriedade, foram necessárias 4 horas de trabalho para retirar a terra do entorno da raiz. 

“Eu comecei a cavar. Quando estava liberando a raiz maior, fui verificar as outras também. Comecei a limpar e cavar, até que senti que estavam começando a soltar. O vizinho tem uma empresa e tem um jardineiro. Ele estava curioso e pedi ‘vem cá, me ajuda. Vem ver o que está acontecendo, nunca vi isso na minha vida”, disse Otávio, de 76 anos, ao G1SC.

A retirada da raiz do solo iniciou às 7h30 e seguiu até às 11h30. Durante a tarde, o proprietário colocou a planta em um trator e levou para casa. Nesta terça-feira (2), o casal de produtores rurais já tinha cortado o pé de aipim e descartado as partes que não seriam utilizadas. No total, restaram 62 quilos de aipim, prontos para o consumo, que estão armazenados no freezer da residência.

Pé de aipim ficou sete anos na terra

Conforme a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), um pé de aipim é colhido, pelos produtores da região, com peso entre seis e oito quilos. Normalmente, a colheita é realizada após um ou dois anos. No caso de Pomerode, o aipim foi colhido sete anos depois de ser plantado.  

“Plantamos 20 e poucos pés. Um sobrou. Não sei dizer o motivo, cada vez que aparecia uma raiz ou rachadura, colocava terra adubada que eu comprei de um amigo meu. Usei junto com barro vermelho e foi aumentando e deu no que deu”, relatou o proprietário.

O segredo do pé de aipim gigante é o amor

A colheita rendeu uma grande quantidade de ingredientes para diversas receitas, mas o orgulho e cuidado dos proprietários com a terra também é gigante. 

“O segredo acredito que seja plantar com o amor. Talvez tenhamos exagerado um pouco nesse amor (risos). Mas é como diz o ditado, quem planta colhe. Estamos muito felizes com essa colheita tão expressiva”, destacou o produtor rural ao Jornal de Pomerode.