Operação Gauteng cumpre mandados em três cidades gaúchas por fraude em notas fiscais

Foto: Polícia Federal/Divulgação

Agentes da Polícia Federal (PF) e da Receita Federal desencadearam hoje (16) a Operação Gauteng, com mandados de busca e apreensão em quatro estados. A ação tem como objetivo combater a emissão de notas fiscais, que resultaram em uma sonegação fiscal de mais de R$ 4 bilhões. Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Porto Alegre são alvos.

As ações ocorrem nos estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. De acordo com as autoridades, empresas fictícias foram criadas com o propósito de emitir notas fiscais falsas para validar transações de empresas legítimas envolvidas no ramo de sucatas.

Ao todo, mais de 80 pessoas, físicas e jurídicas, são alvos da Operação. Estes, utilizam os documentos falsos para enganar os órgãos fiscais, sonegar impostos e legalizar mercadorias roubadas.

Tu viu?

Câmara de Caxias do Sul julga nesta terça-feira cassação de vereador que fez discurso contra baianos

Segundo as autoridades, o operador do esquema realizou transações de bilhões de reais em notas fiscais de ouro. Existe a suspeita de que essas transações estão relacionadas a crimes como lavagem de dinheiro, herança ilegal de depósitos, sonegação de impostos e outros delitos.

A organização criminosa, de acordo com a corporação, era dividida em três núcleos e incluía empresas dos setores de metalurgia e siderurgia. Santa Catarina é o estado com o maior número de cidades alvo da operação, com um total de 11. Já a cidade com maior quantidade de mandados é Caxias do Sul, com um total de 16. Além dela, Bento Gonçalves e Porto Alegre compõem a lista do RS, cada um com um mandado.