Vinicius Jr. sofre novo episódio de racismo na Espanha

Real Madrid/Divulgação

O atacante brasileiro Vinicius Jr., jogador do Real Madrid e da Seleção Brasileira, foi alvo de insultos racistas por parte de torcedores adversários durante uma partida na Espanha. O incidente ocorreu neste domingo, no estádio de Mestalla, durante o confronto contra o Valencia. O árbitro precisou interromper o jogo temporariamente devido às ofensas, porém a partida foi retomada posteriormente.

Em resposta ao episódio, Vinicius Jr. se pronunciou nas redes sociais, destacando a recorrência do racismo em sua experiência na La Liga. O jogador expressou sua insatisfação com a normalização desse tipo de comportamento tanto por parte da competição, da federação quanto dos adversários. Ele lamentou profundamente a situação, ressaltando que o campeonato espanhol, que já foi palco de grandes jogadores como Ronaldinho, Ronaldo, Cristiano e Messi, hoje está associado aos racistas. Vinicius Jr. também mencionou que, embora ame a Espanha e seja grato pela acolhida que recebeu, o país exporta ao mundo a imagem de ser racista. Ele afirmou que não tem como defender essa realidade e prometeu lutar contra os racistas, mesmo que à distância.

Tu viu?

Começa a Campanha do Agasalho 2023 no RS; saiba como doar
RS tem mais de 900 vagas abertas em concursos públicos

Javier Tebas Medrano, presidente da La Liga, responsável pela organização do campeonato espanhol, criticou a postagem de Vinicius Jr. em suas redes sociais. Tebas afirmou que tentaram explicar ao jogador as ações da La Liga nos casos de racismo, mas Vinicius Jr. não compareceu às reuniões agendadas para tratar do assunto. O dirigente destacou a importância de obter informações adequadas antes de criticar a entidade e incentivou o jogador a compreender as competências de cada um e o trabalho conjunto realizado.

Em resposta imediata ao posicionamento de Tebas, Vinicius Jr. enfatizou que, em vez de criticar os racistas, o presidente da La Liga o atacou nas redes sociais. O jogador ressaltou que a imagem do campeonato está prejudicada, solicitando que Tebas observe as respostas aos seus próprios posts e se surpreenda. Vinicius Jr. reforçou a importância de ações concretas e punições em casos de racismo, destacando que hashtags não o sensibilizam. O atleta deixou claro que não está buscando amizade para discutir o tema com o presidente, mas sim medidas efetivas.