Sem Grêmio e Inter: clubes se articulam por novo Campeonato Brasileiro de Aspirantes

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Após a extinção do Brasileirão de Aspirantes na atual temporada, o campeonato que era organizado até então pela CBF pode voltar ao calendário das categorias de base sob nova gestão. No entanto, Grêmio e Inter não estão entre as possíveis equipes participantes.

Tu Viu?

City, Inter, Real e Milan em vantagem: o que rolou nos jogos de ida das quartas da Champions

Emissão do visto de turista para os EUA fica cerca de R$ 125 mais cara a partir de 30 de maio

Na divulgação do calendário do futebol brasileiro para a temporada de 2023, em dezembro do ano passado, a CBF anunciou que não iria dar continuidade à realização do Brasileirão de Aspirantes. Na época, a justificativa foi o baixo interesse por parte dos clubes e a prioridade de criação do Campeonato Brasileiro sub-15.

Segundo o jornal O Globo e o site GOAl, uma empresa (cujo nome não foi divulgado) possui interesse em retomar o torneio e ser responsável pela organização. Ao todo, 17 times sinalizaram de forma positiva para participarem da competição e outros três negociam os termos restantes. Confira os clubes interessados:

  1. Botafogo
  2. Vasco
  3. Chapecoense
  4. Fluminense
  5. Cuiabá
  6. Juventude
  7. Coritiba
  8. Ponte Preta
  9. Sport
  10. Retrô
  11. Azuriz
  12. Ibrachina
  13. Goiás
  14. Criciúma
  15. Bahia
  16. Fortaleza
  17. Ceará

Atlético Mineiro, RB Bragantino e Novorizontino são os clubes que ainda negociam a participação. O número mínimo para a realização do novo Campeonato de Aspirantes é de 20 times e não necessita de autorização da CBF.

Apesar da retomada, a tendência é que a dupla Gre-Nal não participe da competição visto que, até o momento, nenhum dos clubes manifestou interesse. Vale destacar que o Inter encerrou a chamada “equipe de transição” no ano de 2020, enquanto o Grêmio seguiu o mesmo caminho no ano passado, em dezembro.

O Campeonato Brasileiro de Aspirantes teve início no ano de 2017, sendo disputado em seis edições. O Inter é o maior vencedor da categoria, com dois títulos, seguido pelo Grêmio, com um.