Foto: Lucas Figueiredo/CBF
Após a extinção do Brasileirão de Aspirantes na atual temporada, o campeonato que era organizado até então pela CBF pode voltar ao calendário das categorias de base sob nova gestão. No entanto, Grêmio e Inter não estão entre as possíveis equipes participantes.
Tu Viu?
City, Inter, Real e Milan em vantagem: o que rolou nos jogos de ida das quartas da Champions
Emissão do visto de turista para os EUA fica cerca de R$ 125 mais cara a partir de 30 de maio
Na divulgação do calendário do futebol brasileiro para a temporada de 2023, em dezembro do ano passado, a CBF anunciou que não iria dar continuidade à realização do Brasileirão de Aspirantes. Na época, a justificativa foi o baixo interesse por parte dos clubes e a prioridade de criação do Campeonato Brasileiro sub-15.
Segundo o jornal O Globo e o site GOAl, uma empresa (cujo nome não foi divulgado) possui interesse em retomar o torneio e ser responsável pela organização. Ao todo, 17 times sinalizaram de forma positiva para participarem da competição e outros três negociam os termos restantes. Confira os clubes interessados:
- Botafogo
- Vasco
- Chapecoense
- Fluminense
- Cuiabá
- Juventude
- Coritiba
- Ponte Preta
- Sport
- Retrô
- Azuriz
- Ibrachina
- Goiás
- Criciúma
- Bahia
- Fortaleza
- Ceará
Atlético Mineiro, RB Bragantino e Novorizontino são os clubes que ainda negociam a participação. O número mínimo para a realização do novo Campeonato de Aspirantes é de 20 times e não necessita de autorização da CBF.
Apesar da retomada, a tendência é que a dupla Gre-Nal não participe da competição visto que, até o momento, nenhum dos clubes manifestou interesse. Vale destacar que o Inter encerrou a chamada “equipe de transição” no ano de 2020, enquanto o Grêmio seguiu o mesmo caminho no ano passado, em dezembro.
O Campeonato Brasileiro de Aspirantes teve início no ano de 2017, sendo disputado em seis edições. O Inter é o maior vencedor da categoria, com dois títulos, seguido pelo Grêmio, com um.