Limpeza do Rio Gravataí é concluída com a retirada de cerca de 200 toneladas de lixo

O serviço de limpeza do Rio Gravataí, em Cachoeirinha, foi finalizado no dia 30 de março. O investimento realizado foi de R$ 1,3 milhão.
Divulgação/PMC

O serviço de limpeza da grande “ilha de lixo” que flutuava no Rio Gravataí, em Cachoeirinha, na Região Metropolitana, foi finalizado no dia 30 de março. Conforme o portal GZH, foram retiradas cerca de 200 toneladas de lixo pela empresa Firma de Mergulho, contratada pela prefeitura. O investimento realizado foi de R$ 1,3 milhão. O serviço durou aproximadamente um mês e duas semanas e impediu que o lixo acumulado no local seguisse o caminho do rio até desaguar no Lago Guaíba.  

Tu viu?

Argentinos são resgatados de trabalho análogo à escravidão em Nova Petrópolis

Estudo mostra que erva-mate previne o envelhecimento e tem propriedades anticâncer

Iniciada em 18 de fevereiro, a ação retirou objetos de plástico, pneus, móveis e até roupas do fluxo de água de um dos principais rios da região. O material foi levado para um aterro sanitário de São Leopoldo, segundo a prefeitura. Também foram retirados 250 metros cúbicos de plantas aquáticas do leito do rio. As chamadas macrófitas, ocuparam cerca de 22 caminhões caçamba, e foram levadas para um terreno da prefeitura e aguardam um laudo laboratorial para saber se poderão ser utilizadas em um projeto de compostagem.  

O prefeito de Cachoeirinha, Cristian Wasen, lembrou os desafios enfrentados e parabenizou todos os envolvidos. “Além destas ações, quero reafirmar nosso compromisso em aumentar as ferramentas de educação ambiental nas escolas da nossa rede municipal para conscientização das famílias através dos nossos alunos”, ressaltou ele. 

De acordo com a administração municipal, os resíduos passam diariamente pelo local e, devido à estiagem, ficaram presos nas macrófitas, formando uma barreira natural. Assim, ficou exposta uma realidade que é de todos os dias.

Cristian Wasen, afirmou à GZH que pretende chamar os demais municípios que compõem a bacia do Gravataí para criar ações de conscientização e preservação. Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Glorinha, Gravataí, Porto Alegre, Santo Antônio da Patrulha, Taquara e Viamão serão os municípios convidados. 

Campanha de educação ambiental com foco na limpeza do Rio Gravataí

No dia 22 de março, Dia Mundial da Água, a prefeitura realizou o lançamento da campanha Salve o Rio Gravataí. O projeto reúne diversas ações e parceiros para cuidar do manancial e evitar que uma nova “ilha de lixo” se acumule no local. 

A campanha consiste na realização de limpezas periódicas do rio, monitoramento, fiscalizações ambientais, calendário de educação ambiental em parceria com escolas, empresas e ONGs. Além disso, o projeto vai realizar a capacitação ambiental para empresas por meio do projeto Cidade Empreendedora, a apresentação do case das Ecobarreiras para outros municípios, campanhas permanentes de educação ambiental junto à população e ações conjuntas com o Ministério Público.