Veja como está a disputa por títulos nos Estaduais no último fim de semana antes do Brasileirão

Foto:  San Júnior / E.C. Bahia

Não é só o nosso amado Gauchão Ipiranga que está rumando para o fim. A chegada das principais competições nacionais e continentais marcam o início da temporada do futebol brasileiro, acompanhado com o final dos estaduais. Vem com a gente ficar por dentro da situação dos campeonatos regionais ao redor do Brasil.

Tu Viu?

Volante Gabriel, do Inter, lança linha de material escolar para crianças carentes

Estudo mostra que erva-mate previne o envelhecimento e tem propriedades anticâncer

Campeonato Catarinense

Começando do sul para cima, o torneio do estado vizinho já está na fase final. Criciúma e Brusque são os finalistas e já disputaram o primeiro jogo da decisão, com o Tigre conquistando a vantagem de 1 a 0 no último minuto.

A partida de volta será no Estádio Augusto Bauer, sob mando do Brusque, no próximo sábado (09), às 16h30min.

Campeonato Paranaense

Mais um estadual que não contou com seu principal clássico na final. Na ocasião, o Athletico Paranaense tem como adversário o Cascavel. Na primeira partida, na casa da Serpente, o Furacão saiu vitorioso pelo placar de 2 a 1 e terá a oportunidade de jogar o segundo jogo em casa.

A decisão será disputada no domingo (09),  às 17h, na Arena da Baixada.

Campeonato Paulista

Sensação do Paulistão, o Água Santa deixou para trás o São Paulo e o RB Bragantino no caminho para a final, tendo como adversário na decisão o Palmeiras. Ainda assim, o time de Diadema não se intimidou com a força da equipe de Abel Ferreira e conseguiu a vantagem de 2 a 1 no primeiro jogo da final. 

O jogo de volta será no domingo (09), às 16h, no Allianz Parque.

Campeonato Carioca

Pelo quarto ano consecutivo, a final no estado do Rio de Janeiro é disputada por Flamengo e Fluminense. No primeiro jogo, o time rubro-negro conseguiu a vitória de 2 a 0 sobre o tricolor, abrindo boa vantagem para a decisão.

O segundo jogo da final será disputado no próximo domingo (09), às 18h, no Maracanã (com o mando de campo do Fluminense).

Campeonato Mineiro

Em Minas, América e Atlético fizeram um jogo de ida movimentado na final. Com 3 a 2 no placar para o Galo, definido aos 97 minutos com um gol de Hulk, o Atlético saiu com a vantagem de um gol para o confronto de volta.

A segunda partida ocorre no sábado (08), às 16h30min, no Mineirão (com mando de campo para o Atlético).

Campeonato Capixaba

No Espírito Santo, o estadual ainda está na fase das semifinais. Nos jogos de ida, o time de Águia Branca levou a melhor no confronto entre Real Noroeste e Porto Vitória, que terminou em 2 a 1. Do outro lado da chave, o Nova Venécia conseguiu uma boa vantagem com o placar de 3 a 1 sobre o Vitória.

Os jogos de volta estão marcados para quinta (06) e sábado (08), respectivamente.

Campeonato Sul-Mato-Grossense

Mais um estadual que ainda não chegou na fase final. No caso do estadual de Mato Grosso do Sul, o torneio ainda está nas semifinais com os confrontos entre Operário x Dourados e Ivinhema x Costa Rica.

Os jogos de ida serão disputados no próximo domingo (09), às 16h, e os confrontos de volta no dia 16 de abril, no mesmo horário.

Campeonato Mato-Grossense

No estado vizinho ao norte, o torneio já conhece seus finalistas. A final do campeonato do Mato Grosso será definida entre o Cuiabá e o União Rondonópolis, com os dois jogos disputados na mesma semana.

A primeira partida, com mando do União, será realizada nesta quarta-feira (05), enquanto o jogo de volta será no sábado (08), na Arena Pantanal.

Campeonato Goiano

Uma decisão entre os maiores rivais do estado não acontecia desde 2019, mas este ano o campeonato voltou a ter uma final disputada por Atlético-Go e Goiás. No jogo de ida, o Dragão levou a melhor e garantiu uma vantagem de 2 a 0.

O jogo de volta será definido no domingo (09), às 16h, na Serrinha.

Campeonato Baiano

Um dos poucos estaduais que já terminou, o Baianão conheceu o seu vencedor na tarde do último domingo (02). No confronto entre Jacuipense e Bahia, o time de Riachão de Jacuípe conseguiu segurar o tricolor no jogo de ida, quando empatou com o placar de 1 a 1, mas não teve jeito na segunda partida.

Jogando em casa, o Bahia goleou o adversário por 3 a 0 com gols de Everaldo, Cauly e Vítor jacaré e conquistou o título de número 50 do estadual.

Campeonato Sergipano

Outra competição que ainda não conheceu o seu campeão, muito menos os finalistas. O estadual está na fase das semifinais, já tendo ocorrido os jogos de ida. No confronto entre Lagarto e Confiança, o 0 a 0 deixou tudo aberto para o segundo jogo, enquanto o Itabaiana conseguiu a vitória de 2 a 1 em cima do Sergipe.

Os confrontos de volta acontecem no próximo final de semana, no sábado (08) e no domingo (09) respectivamente.

Campeonato Alagoano

Todo mundo de olho no próximo jogo em Alagoas. Na final entre CRB e ASA, o time da capital levou a melhor no confronto de ida, tendo vencido por 2 a 0 fora de casa.

O jogo de volta acontece neste sábado (08), às 16h, e será disputado no Rei Pelé.

Campeonato Pernambucano

Se a maioria dos estaduais já está chegando ao fim, a empolgação vai durar mais um tempo no estado de Pernambuco. O torneio está na fase final de classificação para as semis, onde já estão garantidos o Sport e o Retrô.

Na noite desta terça-feira (04), Petrolina e Santa Cruz disputam pela primeira vaga, enquanto Náutico e Salgueiro se enfrentam na quarta (05) pelo último lugar nas semifinais.

Campeonato Paraibano

Na Paraíba, Treze e Souza disputam a final do campeonato. No jogo de ida, o Treze garantiu a vitória em casa pelo placar de 2 a 1. O segundo jogo está marcado para o próximo sábado (08), às 16h30min, sob o mando do Souza.

Campeonato Potiguar

Disputado em um formato um pouco diferente, o campeonato do Rio Grande do Norte está atualmente na segunda fase da competição. América, ABC, Potiguar de Mossoró e Santa Cruz de Natal disputam o quadrangular que define as duas equipes finalistas.

Na quinta rodada, o América lidera o grupo com 10 pontos, seguido do ABC com 6 em apenas 3 jogos (o time está com dois jogos atrasados no estadual por faltar espaço no calendário com a disputa da Copa do Brasil e da Copa do Nordeste).

Campeonato Cearense

Após quatro anos seguidos, a final entre as equipes da capital havia sido interrompida em 2022. Contudo, neste ano, o clássico entre Fortaleza e Ceará voltou a protagonizar a decisão do Cearense. 

No jogo de ida, o Leão levou a melhor com uma vitória de 2 a 1 jogando com o mando no Castelão. Contudo, o Vozão marcou o gol aos 97 minutos e manteve vivo o sonho do título. O segundo jogo da final será realizado neste sábado (08), às 16h, novamente no Castelão.

Campeonato Piauiense

Não, não é o River de Buenos Aires e tampouco o Fluminense do Rio de Janeiro. De qualquer forma, as duas equipes estão na decisão do estadual no Piauí. O primeiro jogo da decisão acontece neste domingo (09), às 15h45min, com o Fluminense jogando em casa na Arena do Guerreiro.

O segundo jogo da final será no dia 15 de abril, um sábado, às 16h, no Governador Alberto Tavares Silva, popularmente conhecido como Albertão.

Campeonato Maranhense

Da mesma forma que o Baianão, o estadual já chegou ao fim no Maranhense. Após dois empates por 1 a 1 entre Moto Club e Maranhão, a decisão foi para as penalidades, onde o Maranhão saiu vitorioso com 5 a 4 nas cobranças.

Campeonato Tocantinense 

Após uma primeira fase disputada em Tocantins, o Capital e o Tocantinópolis conseguiram a classificação para a decisão do estadual. No primeiro jogo, no Nilton Santos (de Palmas), o time do interior levou a melhor e conseguiu a vitória pelo placar de 2 a 1, abrindo a vantagem para o segundo jogo, que ocorre no próximo domingo (09), às 15h30min, no Ribeirão.

Campeonato Paraense

No Pará, o estadual ainda está na fase das quartas de final. Com jogos de ida ainda a serem disputados, os confrontos da fase são entre São Francisco x Cametá, Castanhal x Águia, Caeté x Remo e Tuna x Paysandu.

Os jogos da fase, tanto de ida quanto de volta, devem ocorrer em datas diferentes.

Campeonato Amapaense

Lá em cima do país, o estadual de Amapá ainda não teve início. A fase de grupos, que conta com oito equipes, está agendada para começar em maio.

Campeonato Roraimense

No extremo norte do Brasil, o campeonato de Roraima também não está tão adiantado quanto os demais. O estadual está atualmente na disputa da primeira etapa, onde as duas melhores equipes de cada grupo irão se classificar para as semis e depois para a final da etapa.

O processo se repete na segunda etapa e os campeões de cada uma das fases se enfrentam para decidir o campeão de Roraima.

Campeonato Amazonense

Até o momento, apenas o Amazonas FC garantiu a vaga para a decisão do estadual. Ainda nas semifinais, o Manauara EC enfrenta o Princesa neste sábado (08), às 16h30min, para decidir a segunda equipe finalista.

No jogo de ida, o Manauara abriu uma vantagem de dois gols ao vencer por 3 a 1 fora de casa.

Campeonato Acreano

No Acre, o estadual ainda está no início de sua disputa. Com apenas três rodadas disputadas até o momento, as 12 equipes estão divididas em dois grupos. Atualmente, Humaitá e São Francisco são os líderes do Grupo A e B, respectivamente.

Campeonato Rondoniense

O estadual está na última rodada da primeira fase em Rondônia. Isolados no topo, Porto Velho, União Cacoalense, Ji-Paraná e Ariquemes devem avançar para as semifinais do torneio. 

Com sete pontos, o Guaporé ainda tem chances de se classificar, mas para isso precisa vencer o líder Porto Velho e torcer para uma derrota do Ariquemes para decidir a vaga da próxima fase no saldo de gols.