Estudo mostra que erva-mate previne o envelhecimento e tem propriedades anticâncer

Estudo mostra que erva-mate previne o envelhecimento e tem propriedades anticâncer
(Créditos: Emater / Divulgação )

Estudos publicados, entre 2000 e 2021, apontam quem a nossa erva-mate tem ação cicatrizante, propriedades anticâncer, além de possuir substâncias capazes de prevenir doenças cardíacas e neurológicas. As pesquisas também mostram que a planta, cientificamente chamada de Ilex Paraguariensis, tem potencialidades antioxidantes, capazes de prevenir o envelhecimento das células.

O compilado das pesquisas está publicado na edição de março do Brazilian Journal of Health Review, periódico online especializado na área da saúde. O levantamento é assinado pelos pesquisadores Natália Freddo, Mariana Tortelli Beux, Eduarda Bassi Anziliero, Regina Guglielmin Peruffo, Alessa da Silva Borges e Julia Dall’Agnol Ribeiro, todos de Passo Fundo, no Norte do Estado.

Tu viu?

Cerca de 200 litros de bebidas falsificadas apreendidas em Sarandi
Fortaleza testa faixa inteligente que ilumina o pedestre durante a travessia

O estudo

Os pesquisadores se debruçaram sobre a literatura existente sobre a planta, para avaliar a sua eficiência para a produção de cosméticos e protocolos estéticos. O estudo concluiu que a erva-mate é “um possível ativo no combate ao envelhecimento precoce, por ser rica em polifenóis, e no auxílio da cicatrização, podendo ser utilizada também pelo público jovem com incidência à acne.

Os resultados apontam que a erva pode ser eficiente para a produção de cosméticos, já que age de forma semelhante a ativos mais caros. O levantamento também mostra que a planta tem ação antimicrobiana, antiobesidade, antidiabética, anti-inflamatória, neuroprotetora, proteção cardiovascular, regulação da microbiota intestinal e anticâncer.