Argentinos são resgatados de trabalho análogo à escravidão em Nova Petrópolis

Quatro trabalhadores argentinos são resgatados em condição análoga à de escravo, no município de Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha, no último sábado (1).
Divulgação/PF

Quatro trabalhadores argentinos foram resgatados em condição análoga à de escravo, no município de Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha, no último sábado (1). Os três adultos e um menor de idade atuavam no corte de lenha em uma propriedade rural, onde foram abandonados pelos empregadores e estavam sem recurso para alimentação e estadia. 

A ação foi realizada pela Polícia Federal, após receber informações da Brigada Militar do município. Os policiais, acompanhados dos fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego se deslocaram até o local e encontraram os trabalhadores. Conforme a PF, o grupo estava acampado na mata, sem água potável, sem banheiros e sem energia elétrica, em condições insalubres e totalmente desassistidos.

Tu viu?

Pesquisa aponta que 42% das mulheres já ouviram cantadas no ambiente de trabalho

Aposta de Lagoa Vermelha ganha mais de R$ 700 mil na Lotofácil

As autoridades foram alertadas quando dois homens procuraram o Batalhão de Polícia Militar em Bom Princípio (RS), que fica há cerca de 40 quilômetros do acampamento. O grupo abandonado pelos empregadores era formado por quatro pessoas no total. Uma delas é um jovem de 14 anos, que estava acompanhado do pai.

Ao portal G1RS, o gerente do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) da Serra, Vanius Corte, informou que os trabalhadores relataram que seriam pagos apenas no fim do serviço, mas, desde então, nunca receberam salário pela função de lenhador. Os empregadores teriam disponibilizado apenas recursos para alimentação.

“Eles não tinham alojamento, eles estavam acampados. Era uma barraca de lona, sem água potável, sem banheiro, sem cozinha. Comida eles faziam em uma chapa em cima de umas pedras. Mínimas condições, nada adequado. Ficou completamente caracterizada essa condição degradante do trabalho pelo próprio local onde eles viviam enquanto trabalhavam”, destaca Corte ao G1RS.

Quatro trabalhadores argentinos são resgatados em condição análoga à de escravo, em Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha, no último sábado
Divulgação/PF

Argentinos são resgatados e um responsável vai preso

Conforme o MTE, dois trabalhadores, de 24 e 45 anos, chegaram à cidade da Serra Gaúcha em agosto do ano passado. Em março, pai e filho se juntaram ao grupo. Todos os trabalhadores são do Norte da Argentina e entraram ilegalmente no Brasil. Por esse motivo, eles precisam retornar ao país vizinho e o contato com o governo do país vizinho já foi iniciado. 

Um homem, que estava responsável pelas atividades, foi preso em flagrante por redução à condição análoga a de escravo, previsto no artigo 149 do Código Penal. Ele foi conduzido à Polícia Federal em Caxias do Sul e será encaminhado ao Sistema Penitenciário, permanecendo à disposição da Justiça Federal.